Em alusão ao dia do Psiquiatra e do Psicólogo, celebrados nos dias 13 e 27 de agosto, respectivamente, o Instituto Dr. José Frota (IJF), hospital da Prefeitura de Fortaleza, realiza, nesta quarta-feira (20/8), um evento com objetivo de promover reflexões sobre como a saúde mental de usuários e profissionais é impactada em um ambiente hospitalar de urgência e emergência. A programação é aberta a profissionais da rede de saúde e acontece a partir das 8h, no auditório central do IJF.
Intitulado “A violência que adoece: além da linha de frente”, o evento é promovido pelos serviços de Psicologia e Psiquiatria do equipamento. A programação contará com palestras e uma mesa-redonda multiprofissional sobre o ambiente hospitalar e a experiência de cuidado frente à violência.
Entre os convidados, o diretor clínico do Hospital de Saúde Mental de Messejana e psiquiatra, Cláudio Manoel, que ministra a palestra “Vidas em alerta: violência, saúde mental e a rede de assistência”. Às 9h30, acontece a palestra “O gênero como produtor de violências coletivas e interpessoais”, conduzida pela professora doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Danielly Passos.
“Debates como esse são essenciais, colocando em evidência a importância da saúde mental dos profissionais de saúde que lidam com o cotidiano de violência e adoecimento psíquico. Precisamos cuidar de quem cuida e esse será um momento que vamos dialogar sobre isso. Também é válido ressaltar que, além dos serviços de psicologia e psiquiatria, destinados a pacientes e acompanhantes, o hospital conta com o serviço de psicologia organizacional voltado para o suporte aos servidores e colaboradores”, destaca Luana Leão, coordenadora do Núcleo de Psicologia do IJF.
Serviço
Evento “A violência que adoece: além da linha de frente”
Data: 20/8 (quarta-feira)
Horário: 8h
Local: Auditório do IJF (8° andar); R. Barão do Rio Branco, 1816 - Centro
Ficha de inscrição
