A Prefeitura de Fortaleza desenvolveu uma nova tecnologia, com uso de inteligência artificial nas câmeras de videomonitoramento, para identificar e contabilizar ciclistas que utilizam algumas das principais infraestruturas cicloviárias da cidade. O primeiro Painel de Ciclistas, previsto na nova política cicloviária Pedala Mais, apresenta os dados de fluxo das ciclovias das avenidas Germano Franck, Beira-Mar, Domingos Olímpio, Oliveira Paiva e Dom Luís.
O equipamento inovador fica localizado no aterro da Praia de Iracema, próximo à Av. Rui Barbosa, e, por meio dele, os fortalezenses podem verificar o fluxo de ciclistas em tempo real, medido de maneira automática pela inteligência artificial instalada nas câmeras de videomonitoramento das infraestruturas cicloviárias da cidade. O intuito da tecnologia é impulsionar novas políticas públicas de mobilidade a partir da análise de dados dessas áreas.
"Esse painel mostra dados colhidos por algoritmos de inteligência artificial que nos ajudam a melhorar cada vez mais a política cicloviária. Com essa tecnologia, conseguimos contar em tempo real os ciclistas que pedalam por diversas ciclovias e ciclofaixas e essa informação é fundamental para a gente formular e aperfeiçoar a política. Também estamos trabalhando para saber, por exemplo, quantas mulheres, homens e crianças usam as ciclofaixas porque um dos nossos objetivos é diversificar os usuários de bicicleta na cidade", afirma Luiz Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).
Os primeiros dados mostram a Av. Beira Mar com um volume diário de 3.666 de ciclistas durante a semana e 4.355 no fim de semana, seguida pela Av. Bezerra de Menezes (com 3.007 e 1.805, respectivamente), Av. Germano Franck (1.502 e 921), Av. Oliveira Paiva (1.155 e 600) e Av. Dom Luís (778 e 582). Os horários de pico são no início do dia, a partir das 6h, e no fim do dia, a partir das 17h.
“Ao medir o número de ciclistas que passam por uma determinada via, a Prefeitura de Fortaleza poderá ter uma compreensão mais precisa da demanda em cada região da cidade para dimensionar, futuramente, novas políticas públicas no âmbito do Pedala Mais e em outras esferas da mobilidade urbana”, destaca a coordenadora de Mobilidade Urbana da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Isabela Castro.
Inteligência artificial
Com as imagens captadas por câmeras de videomonitoramento instaladas nas vias, o analítico identifica, por inteligência artificial, se quem está passando por ali é um ciclista ou um pedestre, por exemplo, contabilizando apenas o primeiro caso. Os números, então, são processados em um servidor, atualizados e apresentados no Painel de Ciclistas.
A coordenadora de Mobilidade Urbana da SCSP afirma que outras ciclovias e ciclofaixas estão sendo estudadas para inclusão no projeto, que, segundo ela, está em fase inicial e tem grande potencial de expansão. “Esse modelo poderá ajudar ainda mais na melhoria do desenvolvimento de políticas públicas no futuro”, enfatiza Isabela Castro.
Tecnologia e inovação
Dentro da nova política cicloviária de Fortaleza, o Pedala Mais, lançada em outubro deste ano pelo prefeito José Sarto, a Prefeitura tem investido em soluções tecnológicas inovadoras, a exemplo dos Xiringadores, desenvolvidos em parceria com a Citinova, e colaboração da Saving The World Social Business. Fortaleza já conta com sete Xiringadores instalados na malha cicloviária e tem previsão de instalação de mais três desses equipamentos nas próximas semanas. Além de contar com jato d’água e torneiras com água potável, dois dos novos equipamentos vão oferecer água gelada.