As inscrições para a 15ª edição do Prêmio Sefin de Finanças Públicas encerram no dia 22 deste mês. Com o tema “O tributo como instrumento promotor da sustentabilidade ambiental”, os professores das escolas da rede pública e privada de Fortaleza poderão fazer as inscrições de seus alunos por meio do Fortaleza Digital.
O Prêmio Sefin de Finanças Públicas tem como objetivo principal possibilitar a inserção do conteúdo da Educação Fiscal nas escolas, estimulando o exercício contínuo da cidadania nas instituições de ensino de Fortaleza.
Nesta edição, além dos desenhos, poemas e redações, os alunos terão ainda a categoria Jogo Digital, e as escolas contarão com a categoria Iniciativa Pedagógica, ambas com a temática Educação Fiscal. O game deverá ser desenvolvido por meio da plataforma scratch apresentando desafios e uma reflexão acerca da importância socioeconômica dos tributos.
Categorias e quem pode concorrer
Poderão concorrer ao Prêmio alunos das escolas públicas e privadas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 1ª à 3ª série do ensino médio.
Categoria I (1º ao 4º ano do EF) – desenho à mão livre;
Categoria II (5º ao 8º ano do EF) – poema;
Categoria III (9º ano do EF e 1º ao 3º ano do EM) – redação (texto dissertativo-argumentativo);
Categoria IV (9º ano do EF e 1ª à 3ª série do EM) – jogo digital
Categoria V (escolas de educação básica situadas em Fortaleza) - iniciativa pedagógica
Premiação dos alunos
Serão premiados os 1º, 2° e 3° lugares, nas Categorias I, II, III e IV com 1 um smartphone por aluno. Já na categoria V, o prêmio será um notebook por escola.
Os professores (orientadores) de alunos com trabalhos vencedores em qualquer das Categorias I, II, III e IV receberão R$ 1.500,00 como incentivo à Educação Fiscal no âmbito da sala de aula.
Sobre o tema dos trabalhos
Nas Categoria I, II e III, os trabalhos deverão abordar o seguinte tema: o tributo como instrumento promotor da sustentabilidade ambiental. Nas Categorias IV e V, os trabalhos deverão abordar a temática Educação Fiscal.