Olhar para o bairro Praia de Iracema e apreciar arte e beleza em todo canto - o roteiro visual abrange desde o alto dos prédios aos muros plurais da PI, coloridos com painéis artísticos, que traduzem cenas cotidianas e conceitos imaginários. A partir desse pensamento, a Programação de Arte Urbana da PI, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), nos convida a despertar novos olhares com base nas artes e paisagens urbanas. A ação cultural acontece entre esta semana, nos muros do Hotel Tabajaras e do Centro Cultural Belchior e no Porto Iracema das Artes, e inclui intervenções com pinturas de grafite, debates e oficinas.
A programação é diversa e tem uma proposta especial: reafirmando os princípios e valores do Instituto Cultural Iracema, toda a programação do Arte Urbana na PI é encabeçada por mulheres artistas, do Ceará e de outros pontos do Brasil, que vêm colaborar nessa iniciativa, trazendo suas vivências e sua obra pras ruas de Fortaleza. Ao longo da semana, as artistas Bruna Serifa e Rafa Mon vão deixar sua marca em Fortaleza, pintando novos murais na praia mais querida da cidade.
A programação teve início, na segunda-feira (28/03), com a pintura em alusão à Década dos Oceanos, no muro do Tabajaras Residence Flat, no calçadão da Praia de Iracema, por Rafa Mon, artista do Rio de Janeiro. Rafa Mon desenvolve projetos marcados pelas cores fortes e o ativismo político. Já colaborou com a ONG WWF e a Ocupação 9 de Julho e realizou trabalhos para a NBA e para a Rede Globo.
Na terça-feira (29/03), teve início a pintura do novo mural Iracema no muro do Centro Cultural Belchior, por Bruna Serifa, artista de São Paulo. Bruna Serifa é letrista e multiartista e usa palavras para dar voz e transformar histórias. Já pintou em diferentes cidades do Brasil, EUA, Colômbia e Panamá.
O percurso formativo de Arte Urbana na PI acontece de terça-feira a sexta-feira (29/03 a 01/04), no Coworking do Hub Cultural do Ceará, no Porto Dragão, próximo ao Centro Cultural Dragão do Mar.
Esta iniciativa está alinhada com o Objetivo cinco das 17 metas globais de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que sugere uma série de medidas para alcançar a igualdade de gênero e garantir a participação plena e efetiva das mulheres em todos os níveis da vida política, econômica e pública.
Programação de oficinas e intervenções de Arte Urbana na PI:
Terça-feira, 29/03
Oficina de Stencil e Lambe Lambe: conceito e montagem na prática
14h às 17h
Com Bruna Beserra e Ceci Shiki
Local: Coworking do Hub Cultural do Ceará, no Porto Dragão - Rua Bóris, 90
Bio: Bruna e Ceci formam juntas o Selo Coletivo, que teve início em 2009. As duas atuam na construção de uma poética atravessada pelo lambe lambe, stencil e a pintura, brincando com a palavra e a imagem.
Quarta-feira, 30/03
Oficina de Graffiti: históricas, técnicas e práticas
14h às 17h
Com Alexsandra Ribeiro
Local: Coworking do Hub Cultural do Ceará, no Porto Dragão - Rua Bóris, 90
Bio: natural de Recife, Alexsandra é artista visual e atua nas ruas com sua arte há 13 anos. Com exposições dentro e fora do Brasil, ela vem ampliando sua atuação, do graffiti ao muralismo.
Quinta-feira, 31/03
Oficina de Intervenções Urbanas: conceito, Reconhecimento e Instalação
14h às 17h
Com Terroristas Del Amor
Local: Coworking do Hub Cultural do Ceará, no Porto Dragão - Rua Bóris, 90
Bio: Terroristas del Amor é um coletivo formado em 2018 pelas artistas fortalezenses Dhiovana Barroso e Marissa Noana. Elas atuam com diversas linguagens, do bordado ao muralismo, sempre ligadas ao arcabouço da militância artística.
Sexta-feira, 01/04
Oficina de Letras Populares: manejo de pincel e pintura de cartazes
10h às 12h
Com Bruna Serifa
Local: Coworking do Hub Cultural do Ceará, no Porto Dragão - Rua Bóris, 90
Bio: letrista e multiartista, Bruna iniciou sua carreira artística em 2014 e usa palavras para dar voz e transformar histórias. Já pintou em diferentes cidades do Brasil, EUA, Colômbia e Panamá.