Um novo espaço para o convívio comunitário está disponível para moradores e visitantes do bairro Praia de Iracema, entre as ruas João Cordeiro e Padre Climério, nas proximidades do bar Teresa e Jorge. O projeto, parte da programação do Maio Amarelo com foco nos pedestres, resgatou uma área subutilizada de asfalto que agora ganhou nova possibilidade de uso, com uma área de praça com 200 m², três faixas de pedestres convencionais e uma elevada, quatro bancos de concreto, plantio de seis mudas de árvores nativas, prolongamento de calçada e nova iluminação. A iniciativa revitaliza a região e também oferece mais segurança viária para as pessoas que caminham no entorno. Moradores da área participaram da pintura lúdica aplicada ao piso da nova praça.
A tática de desenho urbano é similar ao aplicado nos projetos do Cidade da Gente, que resgataram espaço para pedestres na área central do bairro Cidade 2000 e também no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. A ação foi promovida pela Prefeitura de Fortaleza com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. “O mais importante em intervenções como essa é mostrar que é possível repensar o uso de espaços que antes tinham pouco uso e que podem passar a ter maior utilidade para as pessoas, principalmente para quem mora no entorno”, afirma o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Saboia.
A exemplo de intervenções similares realizadas também em cidades como Bogotá, na Colômbia, Mumbai, na Índia, e em São Paulo, a ideia é mostrar que é possível priorizar as pessoas e garantir mais segurança viária a pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas – especialmente em regiões com uma vida cultural tão intensa como a Praia de Iracema. Os pedestres são o segundo grupo que mais são vítimas de acidentes de trânsito em Fortaleza, registrando um total de 39,8% do total de mortes no trânsito em 2018.
A intervenção realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, também teve apoio do Instituto Iracema, Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (URBFor), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Coordenadoria de Iluminação Pública, além de comerciantes e moradores locais. “Ações como essa são um trabalho coletivo, que envolve muitos atores. Por isso, quando a comunidade e os diferentes órgãos da Prefeitura trabalham em conjunto, o resultado é sempre positivo”, pondera o presidente do Instituto Iracema, Davi Gomes.