A partir deste mês de agosto, o serviço de Teleconsulta disponibilizado pelo IPM aos servidores da Prefeitura de Fortaleza e beneficiários do IPM Saúde foi ampliado para atender, também, consultas de urgência. O serviço pode ser acessado pelo computador ou celular, diariamente, de domingo a domingo, das 7h às 19h.
Em funcionamento desde 22 de junho, por meio do Canal do Servidor, a plataforma digital foi desenvolvida para facilitar o acesso às primeiras orientações em casos de suspeita de Covid-19, atendendo exclusivamente pacientes com síndromes gripais. Esse formato persistiu até o dia 31 de julho.
De acordo com o superintendente do IPM, Ricardo Santiago, “com a redução dos casos de Covid-19 e a boa receptividade da teleconsulta por parte dos servidores municipais e dos beneficiários do IPM Saúde, o órgão optou por ampliar o serviço para casos de urgência demandados também por outras enfermidades.”
Segundo Santiago, a Teleconsulta está em constante evolução e vem sendo acompanhada diariamente pelo IPM. "Outros fatores considerados na tomada de decisão da gestão são a comodidade, a rapidez e a segurança proporcionados aos nossos beneficiários, que buscam essa modalidade de atendimento”, destaca.
A novidade vem ao encontro de uma tendência mundial no segmento da Saúde, a Telemedicina, uma inovação tecnológica que acabou sendo antecipada em função da pandemia do coronavírus.
No IPM Saúde, a plataforma foi desenvolvida pela prestadora Maida.health - holding de tecnologia do sistema Hapvida, que contou com o apoio do Núcleo de Tecnologia e Informação (Nutec) do IPM. Entre 22 de junho e 31 de julho de 2020, foram realizadas 144 teleconsultas com foco em casos com sintomas da Covid-19 pela plataforma digital.
Por meio da Teleconsulta, os médicos de plantão consultam por chamada de vídeo e podem receitar remédios, solicitar exames e fornecer atestado, se necessário. Em tempos de pandemia, o serviço é uma alternativa para pessoas que necessitam de atendimento, mas não querem ir a hospitais com receio de serem contaminados pelo novo coronavírus.
É o caso do servidor Paulo Henrique da Costa Paiva, agente comunitário de saúde, de 41 anos. “Tenho asma desde criança e também já tive problemas renais. Comecei a sentir um incômodo próximo aos rins, mas tive medo de procurar um atendimento de urgência. Este serviço da Teleconsulta chegou na hora certa”, afirma.
Paulo Henrique ressalta que a Teleconsulta superou suas expectativas. “Achei que seria burocrático, mas na mesma tarde que entrei, fui logo muito bem atendido por uma doutora. A comunicação foi clara e o atendimento acolhedor”, lembra.
Segundo ele, o atendimento o tranquilizou. “Com o tempo, a dor passou. Não era cálculo renal, nem nenhuma infecção nos rins. O atendimento foi muito importante, pois me deu tranquilidade e segurança”, completa.