23 de August de 2019 em Juventude

IV Semana do Graffiti de Fortaleza reúne 30 artistas de rua na Rede Cuca

Nesta edição, cada artista selecionado recebeu ajuda de custo no valor de R$ 200, almoço, camisa e um kit com 12 latas para as intervenções.


um grupo de pessoas faz grafites num muro
Os selecionados participam das oficinas e intervenções artísticas que acontecem na Rede Cuca

Muros brancos que se transformam em verdadeiros painéis de arte. Aos poucos, o graffiti toma conta de diversos espaços na Cidade e vai ganhando mais adeptos e admiradores da arte urbana que modifica cenários com cores, desenhos e sentimentos. A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, a IV Semana do Graffiti. As atividades reúnem 30 selecionados que, até sábado (24/08), participam das oficinas e intervenções artísticas que acontecem na Rede Cuca.

Nesta edição, a Prefeitura de Fortaleza ampliou os benefícios aos artistas. Cada um recebeu ajuda de custo no valor de R$ 200, almoço, camisa e um kit com 12 latas para as intervenções. Uma maneira de estimular o participante, para além das atividades de criação do evento.

“Na sua maioria, temos jovens de comunidade carente e sem muita oportunidade fazendo as oficinas. Temos pessoas que nunca pegaram em uma lata e pessoas que já viajaram para vários locais representando o Ceará. É possível viver dessa arte e, quando o poder público te dá o suporte, criam-se novas oportunidades para essas pessoas”, defendeu Narcélio Grud, curador da Semana.

mulher mostra uma lata spray de tinta
Livia Régia está participando pela primeira vez de uma oficina direcionada para a arte urbana

Nessa perspectiva, Hirlan Moura já está há oito anos na cena. Gostava de desenho, fez um curso de pintura em tela e teve influência do irmão e de alguns amigos para chegar no Graffiti. Já participou de três edições da Semana do Graffiti de Fortaleza e viajou por vários estados representando o Ceará em festivais. “É uma troca porque conheço outras pessoas, outros estilos. Fui ganhando experiência e estou montando meu ateliê no Vila União. É minha arte, minha profissão e esse ano darei um passo importante”, confirma Hirlan.

Do outro lado da ponta, encontramos Livia Régia. Há seis meses, ela se aventura pelo grafitti e está participando pela primeira vez de uma oficina direcionada para a arte urbana. A estudante faz uma reflexão sobre a arte, antes marginalizada, e sobre a presença feminina na cena. “Não é fácil você entrar num espaço dominado pelos meninos, mas a gente tem que entrar e mostrar nosso trabalho também porque temos muitas mulheres talentosas e com muita representatividade em Fortaleza”, defendeu a artista

Os artistas selecionados participam de oficinas para iniciantes e de stencil nos três Cucas (Mondubim, Barra e Jangurussu). Por meio da Rede Cuca, a Prefeitura de Fortaleza oferta, todos os meses, cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil, realizando eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.

IV Semana do Graffiti de Fortaleza reúne 30 artistas de rua na Rede Cuca

Nesta edição, cada artista selecionado recebeu ajuda de custo no valor de R$ 200, almoço, camisa e um kit com 12 latas para as intervenções.

um grupo de pessoas faz grafites num muro
Os selecionados participam das oficinas e intervenções artísticas que acontecem na Rede Cuca

Muros brancos que se transformam em verdadeiros painéis de arte. Aos poucos, o graffiti toma conta de diversos espaços na Cidade e vai ganhando mais adeptos e admiradores da arte urbana que modifica cenários com cores, desenhos e sentimentos. A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, a IV Semana do Graffiti. As atividades reúnem 30 selecionados que, até sábado (24/08), participam das oficinas e intervenções artísticas que acontecem na Rede Cuca.

Nesta edição, a Prefeitura de Fortaleza ampliou os benefícios aos artistas. Cada um recebeu ajuda de custo no valor de R$ 200, almoço, camisa e um kit com 12 latas para as intervenções. Uma maneira de estimular o participante, para além das atividades de criação do evento.

“Na sua maioria, temos jovens de comunidade carente e sem muita oportunidade fazendo as oficinas. Temos pessoas que nunca pegaram em uma lata e pessoas que já viajaram para vários locais representando o Ceará. É possível viver dessa arte e, quando o poder público te dá o suporte, criam-se novas oportunidades para essas pessoas”, defendeu Narcélio Grud, curador da Semana.

mulher mostra uma lata spray de tinta
Livia Régia está participando pela primeira vez de uma oficina direcionada para a arte urbana

Nessa perspectiva, Hirlan Moura já está há oito anos na cena. Gostava de desenho, fez um curso de pintura em tela e teve influência do irmão e de alguns amigos para chegar no Graffiti. Já participou de três edições da Semana do Graffiti de Fortaleza e viajou por vários estados representando o Ceará em festivais. “É uma troca porque conheço outras pessoas, outros estilos. Fui ganhando experiência e estou montando meu ateliê no Vila União. É minha arte, minha profissão e esse ano darei um passo importante”, confirma Hirlan.

Do outro lado da ponta, encontramos Livia Régia. Há seis meses, ela se aventura pelo grafitti e está participando pela primeira vez de uma oficina direcionada para a arte urbana. A estudante faz uma reflexão sobre a arte, antes marginalizada, e sobre a presença feminina na cena. “Não é fácil você entrar num espaço dominado pelos meninos, mas a gente tem que entrar e mostrar nosso trabalho também porque temos muitas mulheres talentosas e com muita representatividade em Fortaleza”, defendeu a artista

Os artistas selecionados participam de oficinas para iniciantes e de stencil nos três Cucas (Mondubim, Barra e Jangurussu). Por meio da Rede Cuca, a Prefeitura de Fortaleza oferta, todos os meses, cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil, realizando eventos estratégicos, festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.