A Prefeitura de Fortaleza prorrogou, até junho de 2026, a ampliação da faixa etária apta a receber a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), beneficiando cerca de 165 mil jovens com idades entre 15 e 19 anos. A ampliação temporária estava prevista para encerrar em dezembro de 2025, mas seguirá vigente conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).
A aplicação da vacina ocorre nos 134 postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana e feriados, os postos Geraldo Madeira Sobrinho (Pio XII), no bairro São João do Tauape, e Mattos Dourado, no Edson Queiroz, funcionam das 8h30 às 16h30. Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identificação.
“Expandir a vacinação contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos é uma estratégia fundamental para fortalecer a proteção da nossa população e reduzir, no futuro, a ocorrência de cânceres associados ao vírus. Estamos garantindo acesso, cuidado e prevenção para a juventude de Fortaleza”, reforça Riane Azevedo, secretária municipal da Saúde.
Imunização
O imunizante que protege contra o HPV foi incorporado de forma escalonada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014. Atualmente, a vacina faz parte do calendário vacinal de adolescentes do sexo feminino e masculino entre 9 e 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), além de grupos com condições clínicas especiais, que podem receber o imunizante até os 45 anos, como pessoas vivendo com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea e pacientes oncológicos.
