22 de December de 2022 em Educação

Juventude Digital certifica mais de 8 mil alunos da Rede Municipal formados na turma de 2022

Solenidade de certificação dos estudantes ocorreu no Ginásio Aécio de Borba


Imagem do evento
Vice-prefeito Élcio Batista participou da certificação dos estudantes da Rede Municipal

Neste fim de semestre de 2022, mais uma turma do Juventude Digital (JD) se forma e trilha novos caminhos. A cerimônia de certificação do projeto ocorreu na tarde desta quarta-feira (21/12), com a presença do vice-prefeito Élcio Batista, que entregou o certificado aos alunos. No total, foram 8 mil estudantes da Rede Municipal formandos na turma deste ano - 900 deles estiveram presentes na cerimônia de forma simbólica. A solenidade ocorreu no Ginásio Aécio de Borba, com participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha.

Quem se despede do Juventude Digital com certificado em mãos é o aluno Emanuel Alves de Brito, do 9° ano, da Escola Municipal Torres de Melo, no Mucuripe (Distrito 2). Ele desenvolveu um jogo ao longo das atividades do programa e apresentou para os colegas durante a solenidade de certificação. Sobre os planos para o próximo ano, Emanuel diz que pretende continuar trilhando os caminhos da tecnologia e da programação de jogos.

“Participar do JD foi importante para eu entender 'a ponta' da programação e vejo como oportunidade de abrir portas para o futuro. Antes de entrar no programa, tinha interesse na área. Com minha participação, só aumentou minha admiração pela tecnologia. Já estou buscando outros cursos na área e penso em trabalhar na área de programação. Este é apenas o começo”, projeta o estudante.

Para Evellyn Nicolly Andrade, também aluna do 9º ano, da Escola Municipal Thomaz Pompeu Sobrinho, no Itaperi (Distrito 4), a participação no Juventude Digital foi uma experiência nova e interessante. “No início foi difícil, mas achei muito legal aprender algo novo. Acho que é necessário ter conhecimento sobre computação e quero aprender mais, embora não pense em trabalhar diretamente com isso. O que mais gostei foi montar e criar um jogo”, conta.

A monitora do JD Thaina Ramos trabalha na escola da Evellyn e acompanhou a aluna ao longo do programa. Somente lá, foram cerca de 30 alunos participantes do projeto. “É muito enriquecedor ver até onde os alunos podem chegar. O JD é um projeto querido pelos alunos no contraturno escolar. Achei muito boa a iniciativa, afinal, a tecnologia não pode se desvincular da escola porque faz parte da vida do aluno. Espero que o projeto se amplie cada vez mais”, espera.

Tecnologia e educação
O Juventude Digital é uma política pública permanente que tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda, já tendo capacitado mais de 10 mil jovens em 2021 e 2022. O projeto é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e conta com a parceria das secretarias da Juventude e da Educação. Participaram alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Juventude Digital certifica mais de 8 mil alunos da Rede Municipal formados na turma de 2022

Solenidade de certificação dos estudantes ocorreu no Ginásio Aécio de Borba

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Vice-prefeito Élcio Batista participou da certificação dos estudantes da Rede Municipal

Neste fim de semestre de 2022, mais uma turma do Juventude Digital (JD) se forma e trilha novos caminhos. A cerimônia de certificação do projeto ocorreu na tarde desta quarta-feira (21/12), com a presença do vice-prefeito Élcio Batista, que entregou o certificado aos alunos. No total, foram 8 mil estudantes da Rede Municipal formandos na turma deste ano - 900 deles estiveram presentes na cerimônia de forma simbólica. A solenidade ocorreu no Ginásio Aécio de Borba, com participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha.

Quem se despede do Juventude Digital com certificado em mãos é o aluno Emanuel Alves de Brito, do 9° ano, da Escola Municipal Torres de Melo, no Mucuripe (Distrito 2). Ele desenvolveu um jogo ao longo das atividades do programa e apresentou para os colegas durante a solenidade de certificação. Sobre os planos para o próximo ano, Emanuel diz que pretende continuar trilhando os caminhos da tecnologia e da programação de jogos.

“Participar do JD foi importante para eu entender 'a ponta' da programação e vejo como oportunidade de abrir portas para o futuro. Antes de entrar no programa, tinha interesse na área. Com minha participação, só aumentou minha admiração pela tecnologia. Já estou buscando outros cursos na área e penso em trabalhar na área de programação. Este é apenas o começo”, projeta o estudante.

Para Evellyn Nicolly Andrade, também aluna do 9º ano, da Escola Municipal Thomaz Pompeu Sobrinho, no Itaperi (Distrito 4), a participação no Juventude Digital foi uma experiência nova e interessante. “No início foi difícil, mas achei muito legal aprender algo novo. Acho que é necessário ter conhecimento sobre computação e quero aprender mais, embora não pense em trabalhar diretamente com isso. O que mais gostei foi montar e criar um jogo”, conta.

A monitora do JD Thaina Ramos trabalha na escola da Evellyn e acompanhou a aluna ao longo do programa. Somente lá, foram cerca de 30 alunos participantes do projeto. “É muito enriquecedor ver até onde os alunos podem chegar. O JD é um projeto querido pelos alunos no contraturno escolar. Achei muito boa a iniciativa, afinal, a tecnologia não pode se desvincular da escola porque faz parte da vida do aluno. Espero que o projeto se amplie cada vez mais”, espera.

Tecnologia e educação
O Juventude Digital é uma política pública permanente que tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda, já tendo capacitado mais de 10 mil jovens em 2021 e 2022. O projeto é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e conta com a parceria das secretarias da Juventude e da Educação. Participaram alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).