Milhares de jovens participaram, neste domingo (28/08), do último dia do Juventude Digital Festival. Durante todo o fim de semana, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Sistema Jangadeiro, promoveu uma programação voltada para a inserção dos jovens no mercado de tecnologia. O evento surgiu para celebrar e divulgar o projeto Juventude Digital e superou as expectativas, como comentou a coordenadora do projeto, Marisa Leitão.
“Os resultados do evento são muito significativos. Apenas no primeiro dia, recebemos mais que o dobro do público esperado. Isso é extremamente benéfico, pois divulgou e fortaleceu o nome do programa. Agora o jovem sabe o que é o Juventude Digital e, tenho certeza, que todos que participaram do evento se divertiram e se sensibilizaram em relação à questão digital”, relatou Marisa. Apenas durante o sábado, 10.182 pessoas passaram pelo Centro de Eventos para curtir a programação, o correspondente ao dobro do público esperado.
Anderson Costa, de 27 anos, foi surpreendido com a realização do evento e celebrou a iniciativa da Prefeitura de Fortaleza. O jovem participou do painel ‘Todas essas vagas de tecnologia existem mesmo?’, apresentado pelas programadoras influencers Gi Bordignon (SpaceCoding), Steph (Dev_Steph) e Giovanna Moeller (Girl.Coding).
“Eu fiquei sabendo do evento pela Dev_Steph e pensei: ‘como assim, ela vem para um evento de programação em Fortaleza, na minha cidade, eu quero participar’. Sou formado em análise e desenvolvimento de sistemas, mas quando me formei, acabei conseguindo emprego no setor comercial. Agora quero voltar ao trabalho em tecnologia e a palestra ajudou muito”, comentou.
Já Mara Nascimento, de 24 anos, é estagiária do setor público e participou de oficinas de programação. “Eu quero muito desenvolver minhas habilidades em Python. Tive meu primeiro contato com a linguagem de programação no meu estágio e quero me aprofundar. Quando eu soube do evento, me interessei, e estou aqui para aprender ainda mais”, relatou Mara. Sobre o aprendizado em programação Gi Bordignon, Steph e Giovanna Moeller foram unânimes na dica: “Praticar é tão importante quanto aprender conceitos e ver aulas. É uma linguagem, então precisamos estar em contato direto com ela. É importante que todos tirem um momento do dia para praticar códigos”.
O mercado de tecnologia da informação está aquecido, como comentou o coordenador dos cursos de computação da Unifametro, Kleber Carrhá. O professor também pontuou que há, especialmente no Brasil, uma alta demanda por profissionais. “No momento atual, que passamos por uma pandemia, o profissional de tecnologia se tornou muito valorizado. No Brasil, atualmente, há uma demanda ainda maior, pois, mesmo contando com muitos profissionais, vários deles trabalham de casa para multinacionais. Então existem muitas vagas, tanto no setor público quanto privado”.
Além das palestras e formações, o Juventude Digital Festival também promoveu atividades culturais. Uma das atrações do último dia foi a banda Caramelo Dogs, formada por Bruno Kioshi e John Paiva. Como comentou Kioshi, o som do grupo alia a tecnologia e a música para proporcionar experiências únicas ao público. “Nosso som tem tudo a ver com tecnologia, campo promovido pelo evento. Nós tocamos em um instrumento desenvolvido por nós mesmos com canos de PVC. Ao fazermos as notas, nós sintetizamos esse som e conseguimos, por meio de programas de computador e plug-ins, samplear qualquer tipo de timbre. Com o conhecimento de programação, também proporcionamos um espetáculo visual de luzes que seguem o ritmo das músicas”.
O Juventude Digital é uma política pública permanente da Prefeitura de Fortaleza que tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda. O programa é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e conta com a parceria das secretarias da Juventude e da Educação. Apenas em 2021, o programa capacitou mais de 3 mil jovens de Fortaleza. Luiz Alberto Sabóia, presidente da Citinova, informou que a política pública tem sido um sucesso e que, agora, o objetivo e tornar o festival anual, celebrando cada vez mais formação de jovens em tencologia.
Este ano o programa tem a meta de alcançar 12.500 jovens emos três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais.