Os Jogos Escolares de Fortaleza foram oficialmente lançados, na manhã desta sexta-feira (03/08), com a participação de 2 mil alunos de escolas municipais, estaduais, federais e particulares, reunidos no Ginásio Paulo Sarasate. O certame corresponde a uma das fases dos Jogos Escolares da Juventude, olimpíada nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com os estados e municípios.
O secretário da Educação em exercício, Jefferson Maia, destacou a amplitude dos torneios para o Município. “Os Jogos Escolares de Fortaleza são o maior evento esportivo da Cidade. Neste ano, vai envolver mais de 5 mil atletas em diversas modalidades, individuais ou coletivas, e mais importante que isso: promovendo uma integração que só esses momentos proporcionam”, afirmou.
A solenidade de abertura contou com apresentação das alunas Raquel Rebouças e Nicole Oliveira, da Escola Municipal Dom Aloísio Lorscheider, ginastas já premiadas em torneios locais e nacionais. Raquel também fez o juramento, em conjunto com todos os atletas presentes, que falava especialmente da importância do respeito entre os competidores. A tocha olímpica foi acesa durante a cerimônia.
O professor de educação física, Wendell Castro, ressalta a importância do esporte no cotidiano e na vida escolar do aluno. “A atividade esportiva, conciliada ao estudo, faz uma grande parceria. O aluno que mantém um bom comportamento na sala de aula com boas notas e frequência escolar elevada também vai ter um bom desempenho nas quadras”, defende.
Aluno e atleta de futsal da Escola Dom Aloísio Lorscheider, Marcos Paulo Torres enxerga no esporte uma forma de estar longe da violência e dos problemas cotidianos, além da possibilidade de fazer novos amigos.
Ao todo, 5.387 alunos de 258 instituições de ensino públicas e privadas da Capital participarão do campeonato, sendo 54 escolas municipais. Os estudantes concorrerão em duas categorias, de 12 a 14 anos, e de 15 a 17 anos, nas modalidades de atletismo, judô, badminton, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol, vôlei, luta olímpica, natação e ciclismo.
O evento, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), contou ainda com a participação do coordenador do Ensino Fundamental, Osvaldo Negreiros, o gerente da Célula de Inovação Educacional, Marcos Dionísio, e o supervisor de Equipamentos do Esporte, Ciro Lima.
Agosto+
O certame também faz parte do Agosto+, programação especial preparada para os alunos da Rede Municipal em comemoração ao Dia do Estudante. O objetivo é, durante todo o mês, proporcionar aos estudantes atividades e vivências fora do ambiente escolar, com diversas ações contemplando seis eixos principais: lazer, cultura, esporte, protagonismo, ciência e tecnologia.