O prefeito Roberto Cláudio sancionou a lei que estabelece a data 7 de maio como o Dia da Praia de Iracema. O projeto, de autoria do vereador Renan Colares, atende ao pleito do Conselho e do Instituto Iracema e tem como objetivo fortalecer as ações e eventos realizados no local, buscando o resgate cultural e turístico da região.
Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Fortaleza tem realizado ações de ocupação, lazer, reforço na segurança e incentivos fiscais para atrair novos empreendimentos para a região. Às quartas-feiras, o local recebe o projeto Quarta Iracema com feiras de adoção e vacinação de animais, criativas e gastronômicas, além de encontro de motociclistas e atividades esportivas para jovens e terceira idade.
A previsão é que até fim deste ano, outras ações sejam implementadas como, a reforma das calçadas da Rua dos Tabajaras, o ordenamento de ambulantes, o plano de mobilidade urbana e controle do trânsito local, além da implantação de uma estação para banhistas, com banheiros, chuveiros e armários. A proposta é tornar o bairro 100% reciclável, com programa de gestão de resíduos e instalação de um ecoponto. Até o próximo mês, será definido o local para a instalação de uma brinquedopraça.
O bairro é o primeiro da Capital a receber esta homenagem. A Praia de Iracema denominada, anteriormente, “Praia do Peixe”, em razão da tradição jangadeira do local, habitada por famílias de pescadores, ganhou o novo nome no dia 7 de maio de 1925, após sugestão do conselho de moradores por meio de concurso realizado na época.