A Prefeitura de Fortaleza está realizando a entrega, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), da nova remessa de tablets aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Em 2023, a gestão já enviou 90.735 dispositivos para as unidades escolares, que estão realizando a entrega aos pais e responsáveis ao longo dos próximos dias. Esta política de viabilizar equipamentos tecnológicos aos estudantes é uma promessa do Plano de Governo do prefeito José Sarto.
Desta vez, todos os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultas (EJA), além da Educação Inclusiva, estão recebendo um aparelho. Esta política teve início em 2021, quando foi lançado o pacote de Volta às Aulas. No total, a Rede de Ensino já entregou 140.429 tablets aos alunos da Rede Municipal.
No último ano do Ensino Fundamental, a aluna Maria Eduarda da Silva Freitas, do 9º ano, recebeu o tablet para utilizar como ferramenta de estudo em casa e na escola. Ler em uma tela maior do que a de um celular e ter acesso a um universo de conteúdos e materiais disponíveis online serão facilidades que, segundo ela, vão otimizar a rotina de aprendizado. “Não tenho notebook em casa e o tablet deve me ajudar muito na pesquisa. Acredito que a internet tem muitas possibilidades para complementar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Estou ansiosa para começar a baixar aplicativos e usar”, conta a aluna da Escola Municipal Santos Dumont, localizada no Bom Jardim.
A mãe da Maria Eduarda, Cícera Rodrigues da Silva, diz que esta iniciativa da Prefeitura beneficia, principalmente, os alunos que não possuem celular nem computador em casa. Na percepção de Cícera, o tablet faz muita diferença na rotina de estudos de um estudante. “Penso que, com o tablet em mãos, os alunos têm mais disposição e interesse pelo estudo. Essa geração gosta de tecnologia e se interessa em estudar através da tela”.
Mardônio Alves de Souza, pai do aluno William Silva de Sousa, do 8° ano, lembra que as gerações anteriores não tinham acesso à internet nem a dispositivos tecnológicos. “Hoje é mais fácil aprender por meio de pesquisas na internet e aplicativos específicos para aprendizado. Espero que meu filho utilize bem o aparelho para os estudos”, comenta. O aluno William concorda com o pai e diz que “a internet é essencial para estudantes e pessoas que buscam conhecimentos”.
Na Escola Municipal Rosa da Fonseca, localizada no bairro Jangurussu (Distrito 6), a diretora Crisney Kelly já iniciou a entrega dos tablets para os alunos. O momento da entrega tem despertado a empolgação e certa ansiedade nos alunos. “A gente tem marcado a entrega com a comunidade e eles costumam vir buscar no mesmo dia combinado. Vejo que o tablet reflete não só uma questão pedagógica, mas uma inclusão social grandiosa. Muitos pais e familiares não teriam condições de dar um tablet aos filhos. Com o aparelho, eles vão usar a tecnologia para o aprendizado”, nota Crisney.
Mais tecnologia na Rede Municipal
A distribuição dos tablets aos alunos da Rede Municipal faz parte dos benefícios anunciados pelo prefeito José Sarto dentro das ações do Pacote Volta às Aulas, divulgado em julho de 2021. Neste mesmo ano, a gestão entregou o tablet para alunos do 5º e 9º ano, EJA IV e Educação Inclusiva. Em 2022, a entrega ocorreu para os alunos novatos da Educação Inclusiva.