A Prefeitura de Fortaleza divulga, nesta sexta-feira (11/03), a lista nominal de fortalezenses que foram agendados para a segunda dose da marca AstraZeneca e não compareceram à convocação. O imunobiológico, disponível na Rede de Frio Municipal para este público, está próximo ao vencimento.
Nesta lista constam 26.342 fortalezenses, incluindo pessoas que completaram o prazo para a segunda dose há mais de um ano e ainda não compareceram.
Listagem de faltosos D2 AstraZeneca
Ao todo, considerando as demais marcas da vacina, cerca de 183 mil fortalezenses não deram continuidade ao seu esquema vacinal primário, que é composto por duas doses da mesma marca, mesmo ultrapassando a data limite recomendada.
Em breve, a Prefeitura divulgará, também, a lista nominal contendo os que não receberam a segunda dose das marcas CoronaVac, Janssen e Pfizer. A primeira lista divulgada foi a da marca AstraZeneca devido à proximidade do vencimento dos lotes do imunobiológico.
“Temos logística e planejamento eficazes para evitar o desperdício. Realizamos o remanejamento constante para que as doses próximas ao vencimento sejam as primeiras a serem aplicadas. Porém, no caso da AstraZeneca, o prazo está curto e estas pessoas devem procurar o poder público o mais rápido possível para dar continuidade ao seu esquema vacinal primário, em que é recomendado que as duas primeiras doses sejam realizadas com o mesmo imunobiológico”, afirma Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.
Lista de segunda dose AstraZeneca
Caso o cidadão tenha recebido sua segunda dose e conste na listagem, deve buscar um dos mais de 70 centros de vacinação contra a Covid-19, em Fortaleza, levando seu cartão de vacinação e os documentos pessoais para a retificação. Caso esteja em outro estado, pode informar por meio da Ouvidoria Digital.
No caso de falecidos, o familiar também pode se dirigir aos centros de vacinação, portando a certidão de óbito, cópia e original e seus documentos pessoais.
Estratégias da campanha de vacinação
Diversas ações são desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para estimular a adesão à vacina contra a Covid-19. Repescagens, mutirões de vacinação e busca ativa de pessoas ainda não vacinadas nos territórios de maior vulnerabilidade são algumas das atividades realizadas. Além disso, a descentralização e ampliação da vacinação nos postos de saúde é uma das estratégias utilizadas pelo poder público.
Intervalo inadequado entre as doses
Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, deve-se respeitar os intervalos recomendados para cada imunizante, visando assegurar a melhor resposta imune. Atrasos em relação ao intervalo recomendado para cada vacina devem ser evitados, porém, caso isso ocorra, o esquema vacinal deverá ser completado com a administração da segunda dose o mais rápido possível, sendo improvável que haja prejuízo na resposta imune induzida pela vacina após a finalização do esquema.