Mais de 38,8 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza irão participar do conjunto de avaliações promovidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas tiveram início nesta segunda-feira (23/10) e seguem até o dia 10 de novembro, em 281 unidades municipais de ensino.
O Saeb 2023 avaliará, de forma censitária, os estudantes das escolas públicas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Além de responderem ao questionário, os estudantes também farão testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.
Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 5° e 9º anos do Ensino Fundamental. A avaliação da Educação Infantil também acontece em formato amostral, por meio da administração de questionários para secretários municipais de educação, diretores escolares e professores.
Para a secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, o Saeb é uma ferramenta importante para aprimorar a qualidade da educação básica na Capital e no País. “O conjunto de avaliações nos proporciona um diagnóstico da realidade educacional. Os testes e questionários são aplicados a cada dois anos na rede pública, nos ajudando a compreender o nível de aprendizagem de nossos estudantes, permitindo, assim, que nossas políticas públicas sejam direcionadas para as melhorias necessárias. Além disso, o Saeb nos oferece informações contextuais que nos ajudam a compreender os fatores que afetam o desempenho dos alunos e, assim, direcionar nossos esforços de forma mais eficaz em direção a uma educação de qualidade para todos”, explica.
O Sistema
O Saeb surgiu em 1990 e tem como foco a educação básica, que é composta por educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. O sistema foi criado para avaliar a qualidade da educação, saber se todos têm condições iguais de acesso à escola e de permanência, e investigar a qualidade do ensino no País.
A avaliação compreende que a qualidade do ensino está ligada a vários fatores e busca informar sobre sete dimensões de qualidade da educação básica: atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores.
A partir dos resultados do processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
(Com informações do Inep)