A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atualizou o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital, nesta terça-feira (04/05). Até o momento, 430.843 pessoas receberam a primeira dose da vacina, dentre as quais 242.689 foram contempladas com a segunda dose. Os dados foram apresentados em transmissão nas redes sociais da Prefeitura pela secretária-adjunta da SMS, Aline Gouveia.
Segundas doses de CoronaVac
A Prefeitura está administrando, mediante agendamento, as doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde. Em Fortaleza, o lote de CoronoVac que chegou no último domingo (01/05) vem sendo destinado, exclusivamente, à conclusão do esquema vacinal de idosos agendados por e-mail, por mensagens de WhatsApp e pelas listas nominais disponibilizadas pelo portal https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.
“É importante esclarecer que, em virtude do número reduzido de doses, só devem comparecer aos locais de vacinação aqueles idosos que forem devidamente convocados”, reiterou Aline.
Terceira fase da campanha
Ainda de acordo com Aline Gouveia, a Prefeitura deverá divulgar, nos próximos dias, a data do início da terceira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. A execução da nova etapa, prevista ainda para o mês de maio, irá contemplar pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas.
“No momento em que tivermos uma definição da data de início da terceira fase, iremos comunicar imediatamente à população, detalhando, inclusive, quais comorbidades estarão incluídas nos critérios de priorização”, informou, garantindo que os planos nacional, estadual e municipal da campanha de vacinação trazem informações relacionadas ao tema.
Campanha nacional de vacinação contra a gripe
Simultaneamente, prossegue a campanha de imunização contra a gripe, incluindo H1N1, H3N2 e vírus Influenza B. De segunda a sexta-feira, os 116 postos de saúde da Capital estão vacinando crianças acima de 6 meses e abaixo de 6 anos de idade, gestantes e puérperas. Os trabalhadores da área da saúde da rede hospitalar, também incluídos na primeira etapa, estão sendo atendidos nos hospitais em que atuam.
Medidas sanitárias
A SMS esclarece, ainda, que o cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto continua tendo importante papel no controle da pandemia, a exemplo do uso correto de máscaras, da higienização adequada de mãos e da manutenção do distanciamento social.
“Todos esses cuidados comportamentais não devem ser abandonados, nem mesmo por aqueles que já receberam a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Um bom comportamento ajuda a reduzir a circulação do novo coronavírus e de outras cepas circulantes”, ressaltou Aline