Animes, games, arenas, salas temáticas, dubladores, youtubers, cosplayers e mais. A lista é vasta, tais quais são as curiosidades dos 5.700 estudantes da Rede Municipal de Ensino que visitaram, entre os dias 27 e 29 de janeiro, a primeira edição do Sana 2023 no Centro de Eventos do Ceará. Em parceria com a Fundação Cultural Nipônica, foram contemplados alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental de 116 unidades escolares.
A participação no maior evento geek do Norte e Nordeste tem o objetivo fomentar a criatividade, autonomia e o protagonismo estudantil a partir das diversas temáticas que fazem parte do evento. Adriano Nascimento, gerente da Célula de Fortalecimento da Autonomia Escolar da Secretaria Municipal da Educação (SME), pontua que a visita ao Sana já é parte do calendário escolar da Rede de Ensino.
“Esta parceria da SME com o Sana vem se consolidando a cada ano. A cada edição, conseguimos trazer mais alunos. Para a secretaria, é gratificante proporcionar este momento especial para eles logo no primeiro dia do ano letivo. É uma oportunidade para que nossos estudantes vivenciem novas experiências e possam se relacionar socialmente com grupos diversos”, considera Adriano.
O discente Pedro Lucas Alves, do 9° ano da Escola Municipal Francisco Domingos da Silva, na Barra do Ceará, concorda que o evento é um espaço de socialização. “Eu me aproximo mais dos meus colegas quando compartilhamos essas experiências. Encontrei grandes amigas no ano passado, quando vim pela primeira vez com a minha escola. Estava muito ansioso para vir novamente e encontrar as novidades. Adorei conhecer os cosplays das séries que eu assisto, como da Wandinha”, relatou o estudante de 13 anos.
Posando para fotos na arena da série Round 6, composta por uma gigante boneca vestida de laranja e amarelo, a educanda Maria Clara Santos, da Escola Municipal Washinton Soares, no bairro Édson Queiroz, afirmou que a programação não abriu espaço para o tédio. “Esse momento tá sendo muito bom! Estou tirando várias fotos e todos nós estamos sendo muito bem tratados. Além disso, são diversas atrações, é impossível ficar entediada!".
Quem acompanhou os alunos nesta aventura, também estava encantada com a pluralidade de narrativas e personagens. “Só em assistir à alegria deles, já é muito edificante. Esta visita também é um incentivo para que eles sejam cada vez mais criativos na sala de aula. A ação da Prefeitura é muito interessante!”, elogiou Larissa Maia, professora da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Prof Álvaro Costa. Como parte da iniciativa de democratização do acesso ao Sana, a Rede Municipal garante também lanche e transporte de ida e volta.
Eliana Machado, monitora do Programa Aprender Mais na Escola Municipal Frei Tito, na Praia do Futuro, é fã de K-pop e sentiu-se contemplada com o passeio. “Entrei há quatro meses na Rede Municipal e estou encantada com esse momento. Os meninos se sentem muito à vontade, porque encontram personagens que convivem no dia a dia. Tudo isso influencia muito na participação deles em sala, pois saem inspirados. Eu, que adoro as bandas do K-pop, também saio muito feliz!”
Sob supervisão de Eliana, o estudante David Lucas Moura, de 11 anos, observou os detalhes do Sana 2023 com o olhar empolgado de quem encontra um universo fantástico pela primeira vez. “Isso aqui é muito divertido! É o melhor passeio que já fiz na minha vida. Nunca tive um programa divertido assim”, disse, concluindo: “este dia foi muito importante para que eu estude ainda mais e possa viver mais momentos como este!”.