No último fim de semana do Pré-Carnaval de Fortaleza, o projeto Re-ciclo coletou 800 quilos de resíduos recicláveis, totalizando 4,11 toneladas de resíduos coletados durante os quatro fins de semana de festa. A operação foi realizada nos polos Praça do Ferreira, Aterrinho da Praia de Iracema e Mercado dos Pinhões, e já gerou cerca de R$ 21.298 de renda para as associações de catadores credenciadas.
“O Re-ciclo tem essa vertente de atuar em grandes eventos, visando à geração de renda para os catadores e melhorando as condições de trabalho deles por meio do fornecimento de uniformes, EPIs, alimentação e transporte. Todo o material coletado é direcionado às associações, onde ocorre a triagem e a venda. Dessa forma, esses resíduos não são descartados em locais inapropriados, como ruas e praças, ou enterrados em aterros sanitários,” afirma a gerente de projetos do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), Nirlania Diógenes.
Durante o carnaval, a operação do Re-ciclo será concentrada no polo do Aterrinho da Praia de Iracema, durante os shows que ocorrerão no sábado e no domingo (10 e 11/02). A estimativa é que, ao final do Ciclo Carnavalesco 2024, pelo menos 5,3 toneladas de resíduos recicláveis tenham sido coletadas.
Re-ciclo
O Re-ciclo é um programa gratuito de coleta seletiva em Fortaleza que conta com um sistema inovador de coleta porta a porta e agendamentos realizados por meio de uma plataforma online. É fruto da premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), e nasceu da parceria entre a Agência Alemã de Cooperação (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Criado pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e conta com parceria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Ecofor.
O projeto atua hoje em parceria com associações locais, com aproximadamente 30 associados, que fazem a coleta de resíduos de 12 bairros da cidade. Desde o início das operações, em setembro de 2022, o Re-ciclo já coletou mais de 560 toneladas de materiais recicláveis e gerou aproximadamente 512 mil em renda para as associações. Somente no último Réveillon, o Re-ciclo foi responsável pela coleta de 7,5 toneladas de resíduos recicláveis que geraram cerca de R$ 20 mil para os catadores credenciados.