Fortaleza entra no circuito internacional das comemorações do "Mandela Day", o Dia Internacional de Nelson Mandela, data que homenageia o líder sul-africano pela dedicação às causas humanitárias, sociais e promoção da cultura de paz pelo mundo. O evento reúne um dia de atividades na Praia de Iracema, nesta quarta-feira (18/07) a partir das 9 horas, com exibição de filme, palestra, lanche, workshop, cortejo de maracatu e noite afro-brasileira em diferentes espaços do bairro.
A comemoração é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, Instituto Iracema e Instituto Brasil África, o realizador da exposição "Mandela: de Prisioneiro a Presidente" na capital. Fortaleza e Curitiba, no Paraná, serão as únicas cidades do país a receber a celebração. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Abrindo a programação, às 9 horas, o auditório do Centro Cultural Belchior recebe a exibição do filme “Invictus”, obra que retrata a atuação de Nelson Mandela - à época presidente recém-eleito - para unificação da África do Sul pós Apartheid, seguida de conversa com o sociólogo e mestre em história, José Hilário.
Às 14 horas, no miniauditório do Museu da Cultura Cearense, no Centro Cultural Dragão do Mar, a Embaixadora de Gana no Brasil, Professora Abena Busia, ministra um workshop sobre referências sociais e históricas do período de 27 anos de prisão de Nelson Mandela intitulado "História Negra através da Poesia: Mandela e a Memória Diaspórica".
Na sequência, a conversa aberta “O legado de Mandela” acontece às 16 horas no Auditório do Dragão do Mar, próximo ao Planetário, com o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o Presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, e a professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), doutora Vera Regina. Na saída do auditório, às 17 horas, o público será recepcionado com maracatu.
Também às 17 horas, no calçadão em frente ao Centro Cultural Belchior, um segundo grupo de maracatu inicia a concentração de cortejo que seguirá para o Estoril às 17h30, abrindo as atividades comemorativas da Noite Afro.
A partir das 17 horas, o Estoril recebe feira gastronômica inspirada em países africanos, feira criativa e a ação “Beleza Solidária” com penteados afro. Às 18h30, o evento recebe a animação do SambaDelas, roda de samba comandada apenas por mulheres.
Mandela Day
Criado em novembro de 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de aprovação em Assembleia Geral, a data remete ao aniversário de Nelson Mandela, dia 18 de julho. A inciativa é da Mandela Foundation junto a outros grupos em prol dos direitos humanos.
O Dia Internacional de Nelson Mandela, também conhecido como Dia de Mandela ou Mandela Day, celebra a proteção dos direitos humanos, a igualdade entre as raças e etnias, a resolução dos conflitos entre povos e a integridade da humanidade em homenagem aos 67 anos de luta e dedicação em vida do líder sul-africano pelas causas. Nelson Mandelamorreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.
Serviço
Mandela Day na Praia de Iracema
Centro Cultural Belchior
9h – Exibição do filme Invictus e conversa com José Hilário Ferreira Sobrinho, sociólogo, mestre em história e professor da Faculdade Ateneu
17h – Concentração do cortejo do Maracatu
17h30 – Início do Cortejo do Maracatu para o Estoril
Instituto Dragão do Mar
14h – Workshop com a Embaixadora de Gana no Brasil, Professora Abena Busia - "História Negra através da Poesia: Mandela e a Memória Diaspórica" (miniauditório do Museu da Cultura Cearense)
16h – Palestra O legado de Mandela com o Presidente do Instituto Brasil África, João Bosco Monte, e a Professora Doutora Vera Regina, da Unilab (Auditório, próximo ao Planetário)
17h – Recepção final da palestra com Maracatu
Noite Afro no Estoril
17h – Início da Feira Gastronômica, Feira Criativa e Beleza Solidária
18h30 – Roda SambaDelas