O primeiro dia do Carnaval de Fortaleza contou com os tradicionais desfiles do Maracatu na Avenida Domingos Olímpio. A programação vai até a próxima terça-feira (21/02) e é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e apoio da Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Estado do Ceará (Acecce). Neste ano, passarão pela avenida 38 agremiações e vários blocos carnavalescos que encerram a noite com apresentações musicais.
O primeiro desfile deste sábado (18/02) foi do Maracatu Dama de Ouro, que com sua sua apresentação buscou fortalecer a cultura popular cearense.
Em seguida, Maracatu Solar entrou na avenida com o tema "Solar com Oxumaré - Pra Continuar Mudando a Maré", com a participação de mais de 100 integrantes permanentes e 300 brincantes. O Maracatu Solar também promoveu a inclusão social através da participação da intérprete de libras durante todo o desfile.
A professora Jacqueline Sousa retornou à festa após muitos anos morando no exterior. “Já tinha vindo para cá quando criança com a minha família e hoje estou muito feliz de poder ver os desfiles do Maracatu em um ambiente tão familiar aqui na Domingos Olímpio. Ainda vou voltar outro dia para ver o restante do Maracatu”, comentou.
Este ano, o Maracatu Rei Zumbi veio com o tema "Maracatus de Fortaleza que Têm Nome de Cartas de Baralho" com a participação de crianças e jovens, somando a experiência dos brincantes adultos exibindo em seu cortejo a musicalidade original e inovadora.
Com o tema "Água Fonte de Vida", o Maracatu Obalomi trouxe para o desfile a diversidade da cultura afro-brasileira através da música, da dança e do teatro.
Com o objetivo de sempre promover a cultura popular tradicional, o Maracatu Nação de Palmares veio com a temática "África Berço e Glória da Nossa Nação".
Esteban Garcia, turista que veio da Espanha para Fortaleza, contou que ficou muito feliz com a valorização da cultura. “Na Espanha, não temos uma festa como essa que mostra a tradição do Carnaval. Aqui em Fortaleza, temos a preservação da história com apresentações muito bonitas que retratam as nossas raízes africanas e indígenas”, disse.
Estreando na avenida, o Maracatu Leão de Ouro foi a última agremiação a desfilar com o tema "África na Terra da Luz Todo Negro e Ouro.
Para encerrar a festa, o Bloco Camaleões do Vila trouxe muita música e animação para os foliões, turistas e fortalezenses.
Neste domingo, a programação inicia às 18h40, com os desfiles dos Maracatus Baobab, Nação Fortaleza, Vozes da África, Rei de Paus, Nação Pici, Nação Iracema, Az de Ouro e apresentação do Bloco Unidos da Cachorra.
São quatro dias com muitas festas, shows e blocos de rua animando. Além dos desfiles na Av. Domingos Olímpio, o Carnaval de Fortaleza conta com atrações em vários polos espalhados pela cidade, como: Passeio Público, Benfica, Mocinha, Mercado dos Pinhões e Aterro da Praia de Iracema.