O prefeito Roberto Cláudio entregou, na manhã deste sábado (13/04), a Medalha Iracema edição 2019. A solenidade, realizada no Teatro São José, faz parte das comemorações do aniversário de Fortaleza e teve como grandes homenageados o empresário Pio Rodrigues, o ex-senador Mauro Benevides e o médico e professor universitário José Otho Leal Nogueira.
“Estamos homenageando hoje personalidades de caráter, de trabalho, legado e estirpe que construíram essa Cidade com suas lutas, crenças paixões, teimosias e que apostaram nelas pelo bem de Fortaleza”, afirmou o Prefeito.
O Gestor lembrou ainda que a ideia do momento foi de celebrar o aniversário da Capital junto daqueles que ajudaram no seu crescimento. “Desde o ano passado, surgiu a ideia de, no aniversário da Cidade, fazermos homenagens a personalidades que prestaram ou prestam papel social , trabalhos relevante e de impacto para além das fronteiras de sua profissão, como forma de agracia-los”, completou.
A medalha, que é a maior comenda do Poder Executivo Municipal, agraciou Pio Rodrigues, Mauro Benevides e José Otho Leal Nogueira pela atuação em prol do desenvolvimento de Fortaleza em diferentes áreas, sendo elas empresarial, política e médica.
Este é o segundo ano em que a Prefeitura de Fortaleza concede a outorga que faz parte das comemorações do aniversário da Capital, que, neste dia 13 de abril, completa 293 anos.
Em 2018, foram homenageados o cantor e compositor Raimundo Fagner, a jornalista Adísia Sá e o professor e arquiteto Liberal de Castro.
Homenageados 2019
Mauro Benevides
Carlos Mauro Cabral Benevides nasceu em 21 de março de 1930 na cidade de Fortaleza. Bacharel em Letras pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1950) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (1952).
“Minha carreira política se iniciou em Fortaleza e, por isso, essa homenagem tem uma significação ainda maior. Nesta altura da minha vida pública, expressa um grande reconhecimento por aquilo que pude fazer a favor da nossa Cidade. Me permitiria lembrar que, talvez, a maior conquista que possa ter dado a Fortaleza foi fazer retornar a sua autonomia, para que pudesse escolher o seu Prefeito, como soube fazer com o prefeito Roberto Cláudio, reeleito pela manifestação soberana das ruas”, declarou Benevides durante o recebimento da Medalha.
O político ingressou na vida pública em 1955, como Vereador, e desde então somaram-se 14 mandatos eletivos: Vereador de Fortaleza, Deputado Estadual, Senador da República e Deputado Federal. No desempenho de tais mandatos alçou-se à Presidência da Assembleia Legislativa, do Senado Federal e Congresso Nacional. Na simultaneidade das funções legislativas foi Líder da Maioria, Presidente da Comissão do Distrito Federal. Ainda como Senador, elegeu-se Segundo Secretário da Mesa, na gestão do saudoso Petrônio Portela. No Executivo, exerceu, interinamente, o Governador do Ceará, quando presidente do Legislativo Estadual e a Presidência da República, na qualidade de dirigente máximo do Senado, substituindo Itamar Franco, que tivera de se ausentar para participar, em Montevidéu, de Encontro do Mercosul
Como membro do Congresso Nacional integrou o Parlamento Latino-Americano, representando o País, na Costa Rica, em missão da OEA.
É, ainda, Jornalista Profissional, sindicalizado – inscrição nº 041, Advogado, inscrito na OAB no Conselho Seccional do Ceará – inscrição nº 782 e Administrador, registrado no Conselho Regional de Administração CE/PI.
Pio Rodrigues Neto
O empresário Pio Rodrigues Neto nasceu em 1º de novembro de 1952, na cidade de Fortaleza. Casado com Stella Beatriz Holanda Rodrigues Rolim, pai de quatro filhos, com formação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade de Mackenzie (SP) em 1976. Atualmente, o empresário ocupa o cargo de Diretor Vice-Presidente do Grupo C. Rolim.
Exerceu ainda os cargos de Presidente da CDL gestões 1990/1994, Vice-presidente da CDL gestão 1994/2016, Presidente do Instituto CDL gestão 2009/2011, Presidente da ONG Ação Novo Centro gestão 2001-2005.
O empresário já foi homenageado com comendas nacionais e internacionais. Em 1987, foi eleito o Lojista do Ano. Em 1994 recebeu a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza. Depois, em 2007, 2016 e 2017 ganhou como Construtor do Ano. Em 2011, recebeu o prêmio New Millennium Award – XXIII Troféu Internacional da Construção em Paris, por ser destaque na qualificação técnica de seus serviços e pelas contribuições a níveis acadêmicos, socioeconômico, de sustentabilidade ambiental e desenvolvimento do setor. Em 2018, recebeu o Troféu Adeconce – Prêmio Condomínios.
Para Pio Rodrigues, a homenagem pública recebida neste sábado se consagra como aquela de maior valor afetivo de sua vida. “No aniversário da Cidade, receber um presente é algo muito significativo. O recebo com muita humildade e responsabilidade, como cidadão, empresário e homem de entidade de classe. Procurei, durante toda a minha vida, nessas diferentes áreas, atuar. De todas as homenagens que já recebi, essa é a que me sensibiliza”, disse.
José Otho Leal Nogueira
O médico José Otho Leal Nogueira nasceu em 21 de maio de 1939. Ele foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1957, tendo se graduado em 1963. Fez residência em clínica médica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará.
Professor adjunto de clínica médica da UFC; Preceptor de clínica médica do Hospital Geral Dr. César Cals, aprovado por concurso público em primeiro lugar; Preceptor de residentes e internos de medicina do Centro Universitário Christus, com atuação na Santa casa de Misericórdia.
Possui uma série de trabalhos científicos e estudos de caso publicados em diversas revistas como na Revista Centro Médico Cearense, Revista da Faculdade de medicina da UFC, Jornal Brasileiro de Medicina, Revista Brasileira de Hematologia
Sobre o recebimento da comenda do Poder Executivo Municipal, disse que ela é resposta do esforço de uma vida na promoção do bem-estar de fortalezenses. “O sentimento em receber a medalha é de muita felicidade, gratidão e de que vale a pena lutar pela vida, pelo doente e pelo estudante de medicina. Agradeço muito a Deus por ter me dado, aos 80 anos de idade, esse brilho, entusiasmo e coragem de fazer com que continue atuando, procurando formar jovens e ajudar, sobretudo, os nossos pobres doentes”, completou.