Os diferenciais arquitetônicos do Mercado dos Peixes de Fortaleza, tradicional ponto comercial de frutos do mar da Capital, conferem destaque internacional ao equipamento, que concorre, em 2018, ao Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana. A segunda edição do evento, instituído pela REDBAAL (Rede de Bienais de Arquitetura de América Latina), acontecerá na Cidade do México de 22 a 27 de outubro deste ano.
Revitalizado no ano de 2016, o Novo Mercado dos Peixes fora concebido a partir de projeto arquitetônico assinado pelos arquitetos Fausto Nilo, Ricardo Muratori e Esdras Santos. A iniciativa integra o conjunto de inovações previstas para a Nova Avenida Beira-Mar de Fortaleza. “O projeto do Mercado dos Peixes foi selecionado dentre 20 outros projetos brasileiros que representarão o País no Prêmio. Penso que é uma distinção importante para a arquitetura que fazemos no Ceará e no Nordeste em meio a um cenário tão fortemente dominado pela arquitetura que se produz no Sul e no Sudeste”, afirmou Ricardo Muratori.
Além do Brasil, deverão concorrer produções arquitetônicas instaladas em cidades de diversos outros países. Dentre eles, Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, México, Peru e Venezuela. Os projetos submetidos serão julgados a partir da consonância entre seus valores e propostas.
Diretrizes relacionadas ao contexto sociocultural e ambiental em que se inserem também compõem ferramentas avaliativas. O titular da Secretaria do Turismo de Fortaleza, Régis Medeiros, avaliou satisfatoriamente a participação da Capital na competição e o reconhecimento do equipamento turístico. “O Mercado dos Peixes é um dos pontos mais visitados pelos turistas que vêm a nossa Cidade, principalmente, no horário do pôr do sol, onde se tem uma bela vista de toda a orla da Cidade. Ficamos muito felizes e orgulhosos de termos tão importante e belo espaço concorrendo a tão importante prêmio”, considerou.