O Mercado dos Peixes do Vila do Mar, na Barra do Ceará, tem gerado negócios e novas oportunidades para a população do bairro. O comércio de pescado na região é a principal fonte de renda de muitas famílias que, com o novo equipamento, ganharam um local de trabalho mais digno e seguro.
Francisco Franciné Couto é um dos vendedores que receberam permissão da Prefeitura para comercializar no local e agora atua em um dos 15 boxes do Mercado. Ele conta que desde que chegou ao Ceará, vindo de São Paulo, tira seu sustento "do mar". “Nesses 36 anos que moro aqui, sempre trabalhei no mar para conseguir criar minhas filhas. Após um tempo como pescador, passei a ser vendedor de peixes em uma bicicleta”, lembra.
Antes da construção do Mercado, os pescadores locais atuavam no calçadão da orla. Embora fosse uma tradição antiga, o cenário não tinha qualquer apoio. Diante disso, a Prefeitura decidiu intervir para atender a demanda, providenciando um ambiente adequado para o comércio. “Antigamente, todos os dias, estávamos debaixo de sol e chuva levando e trazendo mercadorias pesadas de nossas casas. Era difícil. Agora temos um ambiente com higiene, segurança e boas condições para trabalhar”, afirma Sr. Francisco.
Além do espaço físico, o Município também garantiu aos permissionários uma capacitação por meio do projeto Praça Empreendedora, uma iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Regional I.
Durante uma semana, os comerciantes participaram de aulas sobre serviço eficiente, excelência do atendimento, venda criativa, motivação e operação das atividades, normas sanitárias e territoriais, entre outros assuntos. Sueli Ribeiro de Oliveira, uma das permissionárias, menciona que as aulas foram fundamentais para aprimorar seu ofício. "Todos nós participamos do curso. Aprendemos sobre vendas, atendimento ao cliente e diferencial. A clientela aumentou por causa da boa qualidade do nosso serviço", diz.
Segundo o secretário da Regional I, Rennys Frota, inúmeros aspectos na atuação dos vendedores foram avaliados e alguns foram identificados e, assim, aprimorados na qualificação. "Estas capacitações são essenciais para corrigir as adversidades e conceder mais conhecimento e expertise aos permissionários”, explica.
Estrutura e melhorias no entorno
Inaugurado no dia 07 de dezembro de 2019, o Mercado dos Peixes do Vila do Mar é dividido em 15 boxes padronizados em alvenaria, revestidos por cerâmica com balcão para atendimento, pia, instalação adequada para fogão, espaço para freezer e caramanchão em madeira.
Com o novo equipamento, a região ganhou mais uma opção de fomento turístico. Para Elias Silva, um dos vendedores beneficiados, o novo Mercado dos Peixes é um dos muitos investimentos realizados no bairro. "Nós temos esse calçadão, Lar do Idoso, avenida e acessos facilitados também. Aqui à noite, tem muita gente que vem para comer, passear e isso é vantajoso para nós. A cada dia mais eu vejo meu bairro crescer e isso é ótimo", destaca Elias.