Teve início, nesta quinta-feira (01/12), a V Mostra Municipal de Saúde com o tema “Experiências na Atenção Primária em Saúde de Fortaleza”. O evento, realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, conta com mais de 600 inscrições e quase 200 trabalhos que serão apresentados durante os dois dias do evento.
Na abertura da Mostra, a secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, agradeceu a presença de todos e a contribuição dos colaboradores que fazem a Atenção Primária à Saúde (APS) da Cidade, pela defesa do projeto que coloca a APS como o centro do sistema de saúde. “Estamos aqui concluindo um ciclo, vamos trocar experiências e nos qualificar cada vez mais. Todo o trabalho que fizemos em quatro anos de gestão estará pulverizado nas exposições dialogadas e nas rodas de conversas que serão apresentadas aqui. Vamos também renovar energias e o nosso compromisso com a continuidade do modelo implantado na nossa APS”, afirmou. A secretária agradeceu, também, ao especialista em Saúde Pública, Dr. Eugênio Vilaça e sua equipe, pela consultoria realizada junto à SMS com a implantação desse projeto.
O coordenador de Políticas e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), Ivan Mendes Júnior, destacou a importância do evento como espaço de discussão de uma visão de futuro para o enfrentamento dos problemas da área da Saúde. Ele parabenizou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pelo trabalho realizado em Fortaleza, principalmente, com a experiência com foco na APS como coordenadora da Saúde. “É muito importante que esse modelo se propague para todos os municípios do Ceará e, até mesmo, para todo o Brasil. Sabemos que a organização da APS é o canal para um sistema de saúde resolutivo”, ressaltou Ivan.
Também participaram da abertura da Mostra, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Dr. Salustiano Gomes de Pinho Pessoa; a vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Moura de Oliveira Cidade; o ex-presidente do Cosems, Jurandir Frutuoso; o gerente da Célula de Atenção Primária à Saúde, André Bonfim; e a coordenadora da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Ivanília Timbó.
Serão apresentados, durante toda esta quinta-feira (01/12), exposições dialogadas com temas focados nos eixos Cuidado em Saúde e Educação e Promoção em Saúde. Entre os trabalhos, estão “Matriciamento em Saúde Mental e a Formação de Especialistas na APS”, “Acontecimentos na Rede de Atenção, Prevenção e Violência e Promoção da Cultura de Paz” e “Relato de Experiência: Grupo Operativo de Pacientes com Doenças Crônicas em Fortaleza”.