07 de November de 2014 em Social

Mutirão do Superendividamento do Procon deve alcançar 120 audiências de conciliação

A quarta etapa do Mutirão acontece nesta sexta-feira (7/11). Expectativa é de um percentual de resolutividade em torno de 75%, como nas etapas anteriores


A última data do Mutirão será no próximo dia 14 de novembro (Foto: Marcos Moura)

Nesta sexta-feira (7/11), o Procon Fortaleza promove a quarta etapa do Mutirão do Superendividamento. A meta é realizar 120 audiências de conciliação, que foram previamente agendadas. O Procon pretende auxiliar nas negociações entre fornecedor e consumidor inadimplente, possibilitando a liquidação do débito com juros menores e melhores condições de pagamento. As principais queixas são de cobranças abusivas de juros e multas por parte de operadoras de cartão de crédito e de bancos comerciais.

O atendimento a consumidores, que acontece diariamente na sede do órgão, ocorrerá na Praça do Ferreira, por meio da Unidade Móvel. A retirada de senhas para atendimento no Procon Móvel pode ser feita até às 13 horas, mas o atendimento segue até o final do expediente, por volta das 17 horas.

De acordo com a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o mutirão representa um passo para resgatar a cidadania de pessoas que perderam a capacidade do poder de compra. "Esperamos um percentual de resolutividade em torno de 75%, como nas etapas anteriores. Todavia, é preciso que o consumidor atente para não adquirir outras dívidas, após a renegociação, e cair novamente numa situação de impossibilidade de pagamento", alertou a Coordenadora.

O Procon também informa que os consumidores que estiverem com dívidas e problemas de renegociação podem procurar o órgão de defesa do consumidor da Prefeitura de Fortaleza para marcar uma audiência de conciliação, independentemente da programação do Mutirão de Combate ao Superendividamento.

O Mutirão

No total, 576 consumidores procuraram o Órgão de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Fortaleza, entre os dias 1º e 5 de setembro, para participar do Mutirão do Superendividamento. As principais queixas são de cobranças abusivas de juros e multas por parte de operadoras de cartão de crédito e de bancos comerciais, o que dificultaria a quitação dos débitos. A última data do Mutirão será no dia 14 de novembro.

Atendimento a consumidores na Praça do Ferreira

Devido à mobilização de profissionais para o Mutirão do Superendividamento, o Procon Móvel estará na Praça do Ferreira durante todo o dia 7 de novembro, atendendo a demanda diária de consumidores que procuram a sede do Procon. Na unidade, é possível realizar abertura de reclamação, e ainda receber atendimento jurídico e material educativo.

Os consumidores que desejarem atendimento no Procon Móvel, deverão retirar senhas entre 8h e 13h.

Para registrar uma reclamação na unidade móvel, é preciso estar em mãos com cópia de documentos da compra do produto ou serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos e contratos, bem como a documentação pessoal do reclamante (RG, CPF e comprovante de residência da capital).

Serviço
Local 1: Praça do Ferreira (atendimento ao consumidor);
Local 2: Sede do Procon, Rua Major Facundo, 869, Centro (atendimento às audiências agendadas para o Mutirão do Superendividamento).
Central de Atendimento ao Consumidor: 151 no horário comercial

Mutirão do Superendividamento do Procon deve alcançar 120 audiências de conciliação

A quarta etapa do Mutirão acontece nesta sexta-feira (7/11). Expectativa é de um percentual de resolutividade em torno de 75%, como nas etapas anteriores

A última data do Mutirão será no próximo dia 14 de novembro (Foto: Marcos Moura)

Nesta sexta-feira (7/11), o Procon Fortaleza promove a quarta etapa do Mutirão do Superendividamento. A meta é realizar 120 audiências de conciliação, que foram previamente agendadas. O Procon pretende auxiliar nas negociações entre fornecedor e consumidor inadimplente, possibilitando a liquidação do débito com juros menores e melhores condições de pagamento. As principais queixas são de cobranças abusivas de juros e multas por parte de operadoras de cartão de crédito e de bancos comerciais.

O atendimento a consumidores, que acontece diariamente na sede do órgão, ocorrerá na Praça do Ferreira, por meio da Unidade Móvel. A retirada de senhas para atendimento no Procon Móvel pode ser feita até às 13 horas, mas o atendimento segue até o final do expediente, por volta das 17 horas.

De acordo com a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o mutirão representa um passo para resgatar a cidadania de pessoas que perderam a capacidade do poder de compra. "Esperamos um percentual de resolutividade em torno de 75%, como nas etapas anteriores. Todavia, é preciso que o consumidor atente para não adquirir outras dívidas, após a renegociação, e cair novamente numa situação de impossibilidade de pagamento", alertou a Coordenadora.

O Procon também informa que os consumidores que estiverem com dívidas e problemas de renegociação podem procurar o órgão de defesa do consumidor da Prefeitura de Fortaleza para marcar uma audiência de conciliação, independentemente da programação do Mutirão de Combate ao Superendividamento.

O Mutirão

No total, 576 consumidores procuraram o Órgão de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Fortaleza, entre os dias 1º e 5 de setembro, para participar do Mutirão do Superendividamento. As principais queixas são de cobranças abusivas de juros e multas por parte de operadoras de cartão de crédito e de bancos comerciais, o que dificultaria a quitação dos débitos. A última data do Mutirão será no dia 14 de novembro.

Atendimento a consumidores na Praça do Ferreira

Devido à mobilização de profissionais para o Mutirão do Superendividamento, o Procon Móvel estará na Praça do Ferreira durante todo o dia 7 de novembro, atendendo a demanda diária de consumidores que procuram a sede do Procon. Na unidade, é possível realizar abertura de reclamação, e ainda receber atendimento jurídico e material educativo.

Os consumidores que desejarem atendimento no Procon Móvel, deverão retirar senhas entre 8h e 13h.

Para registrar uma reclamação na unidade móvel, é preciso estar em mãos com cópia de documentos da compra do produto ou serviço, como nota ou cupom fiscal, recibos e contratos, bem como a documentação pessoal do reclamante (RG, CPF e comprovante de residência da capital).

Serviço
Local 1: Praça do Ferreira (atendimento ao consumidor);
Local 2: Sede do Procon, Rua Major Facundo, 869, Centro (atendimento às audiências agendadas para o Mutirão do Superendividamento).
Central de Atendimento ao Consumidor: 151 no horário comercial