Como parte do Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas, neste sábado (06/07), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificará a realização de cirurgias de catarata. Cerca de 100 pessoas serão beneficiadas com o procedimento, que visa devolver a plena visão e a qualidade de vida dos pacientes.
As cirurgias serão realizadas no Instituto Clarear, a partir das 7h, nos pacientes previamente agendados e que já realizaram os exames pré-operatórios. A equipe médica estará disponível para prestar toda a assistência necessária antes, durante e após as cirurgias, garantindo um atendimento de qualidade e seguro.
"Nosso objetivo é devolver a visão e a qualidade de vida a esses pacientes. Estamos preparados para realizar 100 cirurgias em um único dia, o que representa um grande avanço no nosso esforço contínuo de combate à cegueira evitável," afirmou Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde.
O gestor destacou ainda a importância do mutirão para a saúde pública. "Essa iniciativa é fundamental para garantir que a população tenha acesso aos cuidados necessários de forma rápida e eficiente. Continuaremos a apoiar e promover ações como esta para melhorar a saúde ocular em Fortaleza," declarou.
Catarata
A catarata é uma alteração ocular, que afeta a transparência do cristalino do olho. Em geral, a progressão é lenta e pode afetar primeiro um olho e depois o outro. Por meio da intervenção cirúrgica adequada, muitos pacientes podem recuperar a visão quase que imediatamente.
Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas
O Plano Municipal de Redução de Filas Eletivas já realizou, entre janeiro de 2023 e abril de 2024, 14.433 cirurgias de catarata, beneficiando milhares de fortalezenses que aguardavam pelo procedimento oftalmológico.
Com o resultado, a meta municipal foi ampliada. Inicialmente, o foco era zerar a fila de espera para cirurgias de catarata dos pacientes inseridos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023, dos quais 78% destes usuários já tiveram acesso à consulta pré-cirúrgica. Agora, foi estendida para os pacientes inseridos até junho de 2024.
Para alcançar este resultado, a equipe ampliou a capacidade cirúrgica de 600 para 1.500 cirurgias por mês.