A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quinta-feira (20/06), a requalificação da Escola Municipal Dom Antônio Batista de Fragoso, localizada na Barra do Ceará. Esta é a segunda unidade de educação entregue nesta semana pela atual gestão, que também celebrou a reforma da Escola Municipal Prof. Luis Recamonde Capelo, no bairro Bonsucesso.
O equipamento é o 38º entregue à população totalmente requalificado desde 2021. Com 15 anos de história na formação educacional da Barra do Ceará, a unidade atende 836 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que moram em bairros como Vila Velha, Cristo Redentor, Floresta e outras áreas adjacentes.
Durante a entrega, o secretário da Educação, Jefferson Maia, destacou o esforço da gestão em requalificar o parque escolar: “A política de requalificação das escolas é uma das mais assertivas e eficientes. Hoje nós estamos entregando a 38ª escola requalificada, é praticamente uma escola nova, mais acessível, mais segura, mais moderna e mais confortável, onde a crianças e os adolescentes podem usufruir de um espaço completo para que eles possam desenvolver melhor sua aprendizagem e para que todos os profissionais da escola também tenham melhores condições de trabalho”.
A aluna e presidente do grêmio estudantil, Hadassa Inácio, do 8º ano, contou sobre as várias mudanças que a reforma proporcionou, especialmente um maior conforto que melhora a concentração e o desempenho dela e de outros estudantes: “Muita coisa mudou, a quadra, o piso, as salas ficaram mais arejadas, ficou mais confortável. E está tudo mais organizado, agora a gente tem a sala de inovação, que é maravilhosa”, disse ela.
O projeto de obras, executado pela Secretaria Municipal da Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), teve o investimento no valor de R$ 4.031.739,95. As intervenções contemplaram a ampliação de espaços, incluindo um novo auditório, cozinha e salas, além de serviços de melhoria da infraestrutura dos ambientes, incluindo a recuperação da fachada, pintura em geral, itens de acessibilidade, revisão de cobertura, entre outros.
Quem também gostou da reforma foi Miguel Rodrigues, do 9º ano. Ele estuda desde 2020 na escola e celebrou os novos espaços: “As salas de aulas antes eram pichadas e hoje não tem mais, mas o que mais gostei foi a reforma da biblioteca e a quadra, que antes a gente não tinha”, contou ele.
Pacote de requalificação
Atualmente, outras 52 reformas do pacote de requalificação estão em execução no parque escolar da Capital com o objetivo de proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores e funcionários.