Dentro do pacote de investimentos na saúde de Fortaleza, o posto Dr. Marcus Aurélio foi entregue requalificado à população pelo prefeito Sarto nesta nesta quarta-feira (22/11), no bairro Jangurussu. Este é o 9º posto de saúde requalificado, e, entre as melhorias no equipamento, está a criação do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) Nazita Maria Fernandes da Silva (Dona Zita). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atualmente conta com 20 NDIs, incluindo o novo equipamento.
Durante a entrega, Sarto destacou a importância deste equipamento e de outras intervenções para a população de Fortaleza: “Esse posto está encravado no coração de um território extremamente denso populacionalmente, com uma necessidade de assistência médica imperativa. É um posto que tem um potencial enorme para ampliar outros serviços, no centro do Jangurussu. No caminho para o posto encontrei escolas, ruas com piso intertravado, ou seja, é a Prefeitura chegando junto”.
O posto de saúde Dr. Marcus Aurélio agora conta com uma nova estrutura de coberta, revisão das instalações elétricas e hidrossanitárias, incluindo melhora no corrimão e grades externas.
O equipamento, que atende uma população de aproximadamente 17,5 mil pessoas, conta com quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), quatro equipes de saúde bucal, acolhimento, serviço de odontologia, com duas equipes de Saúde Bucal e salas para esterilização, curativos e imunização, dentre outros espaços.
Estiveram presentes na entrega do equipamento os vereadores e suplentes PP Cell, Renan Colares e Luis Paupina, além dos secretários Ésio Feitosa, Raimundo Matos, Fábio Rubens e Marcelo Colares.
Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI)
O NDI Nazita Maria Fernandes da Silva (Dona Zita) acompanha o desenvolvimento da criança, desde os primeiros dias de vida, para identificar possíveis problemas de desenvolvimento, prevenir atrasos e potencializar atividades cognitivas, funcionais e posturais, nas crianças de zero a três anos de idade.
“O NDI é um projeto da Prefeitura, um atendimento que é fundamental e reflete até a vida adulta desses indivíduos. Isso mostra a prioridade do município com essas crianças que possuem alguma necessidade de acompanhamento físico e cognitivo”, destacou Galeno Taumaturgo, secretário da Saúde. O NDI é formado por uma equipe multidisciplinar, com terapeutas ocupacionais, psicólogos e fisioterapeutas, dentre outros profissionais. Até setembro deste ano, cerca de 20 mil atendimentos já foram realizados com as equipes multidisciplinares.
Nesta unidade, os atendimentos serão realizados durante toda semana, com agenda sempre disponível para novos atendimentos. O encaminhamento acontece por meio da indicação dos profissionais durante as consultas. Inicialmente é feito uma avaliação inicial e, em seguida, são marcadas as sessões, que passam a acontecer uma vez por semana, com duração de meia hora. O período do acompanhamento pode variar, dependendo do avanço da criança.
Eveline Silva leva seu filho, Anthony Thomas, todas as quintas ao NDI. O bebê de apenas 10 meses possui epilepsia e é acompanhado há dois meses pelos profissionais do serviços. De acordo com Eveline, a diferença no desenvolvimento do seu filho é notável.
“Está sendo incrível, estou vendo bastante diferença. Ele não interagia da forma como interage agora, desenvolveu muito no engatinhar, já está querendo começar a falar também. E as profissionais são maravilhosas, atenciosas e tiram todas as minhas dúvidas”, comentou.
Ações e obras na Saúde
O Posto Dr. Marcus Aurélio é o 9º requalificado no pacote de obras e ações da Saúde de Fortaleza, que inclui a reforma de 96 unidades básicas ao todo. Além destes, outros nove passarão por reconstrução completa, seis deles já em execução. Também estão sendo realizadas reestruturações das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais.
Outras unidades serão construídas: 16 novos postos de saúde (13 em construção nesse momento), quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS -um já foi entregue) e nove farmácias pólo (três unidades entregues).
Durante a entrega, Sarto também destacou outras inovações previstas no pacote: “Já fizemos o chamamento de 91 médicos, empossamos profissionais na Rede de Atenção Psicossocial, trouxemos o Vem Saúde e os Tuk Tuks elétricos. Em breve chegarão mais três carretas que serão postos de saúde móveis e mais 24 tuk tuks para entrega domiciliar de medicamentos. E anunciamos o maior concurso da história da saúde de Fortaleza com mais de 2 mil vagas em diversas carreiras”, detalhou.
Homenageada
A unidade de saúde leva o nome da religiosa Nazita Maria Fernandes da Silva (Dona Zita) que dedicou parte da sua vida para atender a demanda de saúde da comunidade através da prática de cura da oração, criando laços de proximidade e afeto com as famílias que a procuravam.