O desembarque de passageiros no Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza Airport), no primeiro trimestre de 2019, foi de 923.808 viajantes. O levantamento é feito pela Fraport, concessionária alemã, administradora do aeroporto de Fortaleza. Considerando apenas os passageiros vindos do exterior, foram registrados 74.765 desembarques, entre os meses de janeiro e março deste ano, o que representa um crescimento de 149,29% no trimestre, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o número de desembarques de estrangeiros foi de 29.991 pessoas.
Para o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, os números são motivo para comemorar, mas é preciso estar preparado para receber o turista. “Estamos trabalhando tanto na promoção de Fortaleza como um destino turístico nas feiras, investindo em turismo de negócios e eventos, mas também na infraestrutura da cidade e em projetos na cidade que façam um diferencial para que o turista deseje voltar. O turista não tira vem mais à cidade só para fotografar monumentos. Hoje ele quer mais”, destaca.
Recentemente, foram divulgados também os resultados do HUB da Air France/ KLM, que opera em conjunto com a Gol. Desde o início das operações, em maio do ano passado, até março deste ano, o número de passageiros internacionais no aeroporto de Fortaleza cresceu 103% com relação ao mesmo período do ano anterior.
Em números absolutos, a quantidade de passageiros vindos do exterior subiu de 232.073 para 473.158 após a implantação do HUB. Também houve um incremento de 15% na movimentação de passageiros em voos domésticos. Foram 6.126.922, entre maio de 2018 e março de 2019, contra 5.290.224 no mesmo período ano anterior. Entre voos domésticos e internacionais, a movimentação de passageiros cresceu 19%.
De acordo com pesquisa feita pela Hotel Invest, com apoio do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), a capital cearense lidera o ranking das 11 cidades pesquisadas no que diz respeito à ocupação hoteleira, estando à frente de cidades como São Paulo, Recife, Salvador, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Goiânia.