O prefeito José Sarto entregou, nesta segunda-feira (21/08), as obras do projeto Meu Bairro Empreendedor no bairro Vila Velha. Na ocasião, o gestor municipal também assinou a ordem de serviço para a urbanização de cinco vias na Comunidade do Inferninho. Como destacou o prefeito, as obras são importantes para movimentar a economia local, gerando mais emprego e renda para os moradores da região.
"Este projeto representa o incentivo ao empreendedorismo local. O Meu Bairro Empreendedor vai melhorar a economia, pois aqui tem saneamento, drenagem, iluminação, pavimentação no intertravado e melhoria da qualidade de vida. É saúde, urbanização e comércio, tudo isso andando junto. É por iniciativas assim que Fortaleza lidera o ranking de geração de empregos e o PIB nas regiões Norte e Nordeste", celebrou Sarto.
As intervenções realizadas pelo Meu Bairro Empreendedor foram responsáveis pela urbanização da Av. Mozart Pinheiro de Lucena, com a construção de pavimentação em intertravado, calçadas acessíveis, passagens elevadas para pedestres, além de mobiliários urbanos como lixeiras, bancos, mesas de xadrez e jardineiras. O local também passou a contar com 22 quiosques, divididos em quatro unidades cada. No total, 88 unidades foram entregues para permissionários poderem comercializar no local.
Flávio Costa é motorista e comercializa roupas esportivas. Ele é um dos permissionários que recebeu a chave de seu box e afirmou que só há motivos para comemorar.
“É uma estrutura muito bem feita. Com esse piso novo, em intertravado, também diminui a temperatura e torna não só mais agradável para o cliente, mas também para nós que trabalhamos”.
“Esse tipo de obra faz uma reforma estrutural nas ruas de maior comércio e demanda por serviços. Um grande trecho foi revitalizado no Vila Velha, transformando o comércio. Foi feito o intertravado, ciclovias, calçadas acessíveis. Isso tudo é muito importante para as pessoas terem melhor mobilidade e acessibilidade aos comércios . Os proprietários também dizem que melhorou o movimento, então não é só a melhor qualidade de vida, mas também mais emprego e renda para a região”, comentou Samuel Dias, titular da Infraestrutura (Seinf).
A principal via comercial do bairro passou a contar também com mais de 2 km de ciclofaixa e paisagismo com o plantio de 58 árvores e 189 arbustos. O projeto, executado pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), visa melhorar a mobilidade das comunidades contempladas pelo projeto Meu Bairro Empreendedor, fortalecendo as atividades comerciais e oferecendo mais conforto aos que trafegam por esses espaços.
Além do bairro Vila Velha, os bairros Bom Jardim, Serviluz e Vicente Pinzón já receberam as intervenções. Atualmente, a Prefeitura de Fortaleza executa as obras do Meu Bairro Empreendedor em mais seis bairros da cidade, são eles: Jangurussu, José Walter, Messejana, Parque Santana (Mondubim), Planalto Ayrton Senna e Pirambu.
Na Comunidade do Inferninho, também no bairro Vila Velha, a Prefeitura de Fortaleza inicia obras de infraestrutura viária que vão beneficiar mais de 10 mil pessoas com serviços de drenagem, iluminação e urbanização, com a construção de piso em intertravado na região do entorno do Beco do Céu.
As obras abrangem as ruas Pedro Sampaio, Pedro Ferreira, Travessa Arthur Borges, Av. Emília Gonçalves e o Beco do Céu, oferecendo mais mobilidade e qualidade de vida para os moradores do local. Orçadas em R$ 5,1 milhões, as intervenções terão duração de 11 meses e fazem parte do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Poinfra).
Costurando o Futuro
Durante a cerimônia de inauguração do Meu Bairro Empreendedor, Sarto também comentou que o projeto Costurando o Futuro será expandido. Um dos próximos ateliês a serem instalados pela Prefeitura será próximo à antiga Fábrica Guararapes, que foi desativada em janeiro deste ano. Como comentou o prefeito, a ideia é fornecer ferramentas para que as pessoas desempregadas possam continuar a trabalhar no ramo têxtil.
“Foi o fechamento de um ícone da nossa indústria têxtil de Fortaleza. Passando próximo à antiga fábrica, pedi ao secretário Rodrigo Nogueira para ampliar o projeto e instalar um novo ateliê lá próximo. É uma mão de obra imensa, e que já sabe costurar. Nosso objetivo é capacitá-los para uma mudança de perfil e dar condições de trabalho. No nosso ateliê se tem o acesso a tecidos, linha e máquinas, tudo gratuito e de forma rotativa”.
O projeto Costurando o Futuro é uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que leva oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Com espaço compartilhado e gratuito, a iniciativa oferece estrutura adequada para quem não tem máquina de costura, proporcionando inclusão produtiva à população e transformando arte em renda.
Sobre o Proinfra
A Prefeitura de Fortaleza tem investido na pavimentação com piso intertravado em diversas ruas da cidade. Atualmente, mais de 570 ruas já foram atendidas pelo Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), onde pontos de alagamentos e ruas de terra batida se transformaram em vias acessíveis, com pavimentação em piso intertravado, calçadas e sistema de drenagem.
O Proinfra é o maior programa da história da cidade de Fortaleza. Com investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão, o projeto tem levado melhores condições sanitárias, infraestrutura e serviços básicos necessários ao desenvolvimento de comunidades carentes da Capital, com obras de drenagem, urbanização de vias, além da construção de novas escolas, creches e Areninhas.
Com financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e recursos do Tesouro Municipal, o programa irá atender 1.115 ruas, nas 12 Regionais da Cidade, sendo mais de 160.000 pessoas beneficiadas. A meta é concluir todo o projeto até 2025.