A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará anunciaram, nesta quinta-feira (21/01), novas ações de combate à Covid-19. Em virtude do atual cenário epidemiológico da Capital, marcado pelo aumento da demanda assistencial, medidas serão fortalecidas em diversas áreas. Após reunião entre membros do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito José Sarto (PDT) garantiram a ampliação do número de leitos específicos para o tratamento de pacientes infectados.
Clique e assista à coletiva na íntegra
“Prefeitura e Governo têm a obrigação de proteger a vida das pessoas. Para isso, além de aprimorar gradativamente a capacidade estrutural da Saúde, incluindo o IJF, o Hospital da Mulher e as UPAs, vamos, a partir das orientações das equipes técnicas, ampliar a fiscalização para garantir o cumprimento do decreto”, introduziu Sarto.
Prefeito comenta sobre a ampliação na rede de saúde e fiscalização em Fortaleza:
Além de estimular o uso consciente de máscaras e de álcool gel, as providências previstas recomendam fluxos intermunicipais apenas mediante situações essenciais. “No decreto, vamos recomendar que a população não viaje intermunicipalmente, exceto a trabalho ou para realizar ações essenciais. O maior foco agora é a Capital, onde deveremos, inclusive, intensificar ações direcionadas ao transporte público”, antecipou o governador.
O uso de áreas comuns também será restrito. “Iremos proibir o uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia e estabelecer protocolos em condomínios urbanos para evitar festas e descumprimentos às medidas sanitárias”, acrescentou Camilo.
Governador fala sobre as medidas anunciadas:
Paralelamente, órgãos fiscalizadores reforçarão a atuação integrada para coibir aglomerações, sobretudo, em áreas e estabelecimentos reincidentes. “Não é razoável que festas aconteçam. Vamos nos reunir com agentes fiscalizadores que atuarão em locais com aglomeração para minimizar as ameaças à saúde da população”, acrescentou Sarto.
Nessa perspectiva, Camilo anunciou uma maior rigidez do Estado. “Iremos intensificar a fiscalização em restaurantes e estabelecimentos que, eventualmente, promovam aglomerações, inclusive, multando, punindo e interditando quando necessário”, alertou.
Neste momento, no entanto, as orientações não deverão impactar as atividades econômicas. "A nossa intenção é não tomar nenhuma medida que afete a economia do Estado. Vamos tomar medidas que possam evitar aglomerações e o risco de aumentar a transmissão, avaliando, semana a semana, o comportamento dos números da pandemia", disse o governador, reiterando a proibição das festas de Carnaval em todo o Estado em 2021.
Na ocasião, Sarto esclareceu que, a despeito do início da campanha de imunização no Brasil, todos os cuidados devem permanecer mantidos. “A pandemia ainda está entre nós. A vacinação só se torna efetiva dois meses após a administração da segunda dose. É fundamental que toda a população colabore e cumpra as medidas sanitárias. Além de agir pedagogicamente, Prefeitura e Governo irão cumprir com a obrigação de proteger a saúde”, assegurou o prefeito.