Presenciar o os primeiros passos de um filho é algo especial na vida de muitos pais e mães. E viver esse momento é ainda mais marcante quando algumas dificuldades acabam prolongando essa espera. Para Milene Silva, mãe do Iudi, de um ano e cinco meses, cada etapa nos últimos seis meses tem sido uma vitória. Acompanhada pela equipe do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Posto Municipal Gothardo Peixoto, Milene viu seu filho engatinhar e sentar sozinho com a ajuda de uma equipe multidisciplinar.
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil é um espaço de avaliação das evoluções neuropsicomotoras de crianças de zero a três anos com o objetivo de prevenir atrasos e potencializar as atividades cognitivas, funcionais e posturais. O espaço possibilita que as crianças e seus familiares recebam acompanhamento e assistência de forma integral por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das equipes multidisciplinares do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que contam com assistente social, educador físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional, entre outros.
O encaminhamento acontece nos postos de saúde e pode ser feito por meio da indicação dos pediatras durante as consultas. Esse foi o caso de Iudi, que há cerca de seis meses começou seu acompanhamento. Nascido prematuramente, no sexto mês de gestação, teve dificuldades em seu desenvolvimento motor e hoje já consegue se sentar sozinho e engatinhar. Agora, o objetivo das sessões é possibilitar que ele fique em pé e comece andar, além de trabalhar também sua orientação espacial. O tratamento é feito com o auxílio de brinquedos e levado para o seu cotidiano em casa.
De acordo com a coordenadora de Políticas e Organização das Redes de Atenção à Saúde, Ana Maria Cavalcante, um dos focos do Núcleo é a orientação das famílias para que possam dar continuidade ao trabalho realizado com as crianças. “As meninas do NDI me falam como eu tenho que fazer com ele em casa, que eu tenho que brincar, levar ao parque, para que ele possa perder o medo e conseguir andar só. A gente faz isso e ele está bem mais esperto do que antes”, conta Milene, mãe de Iudi.
O processo acontece da seguinte forma: depois do encaminhamento do pediatra, a equipe do NDI entra em contato com os responsáveis, faz uma avaliação inicial e, em seguida, são marcadas as sessões, que passam a acontecer uma vez por semana, com duração de meia hora. O período do acompanhamento pode variar, dependendo do avanço da criança. O desejo de Milene é que até o final do ano, no segundo aniversário de Iudi, ele esteja dando, literalmente, seus próprios passos.
A Prefeitura de Fortaleza já implantou 12 NDI’s desde março de 2018, nas seis regionais que conseguem cumprir a demanda dos postos. No bairro Damas, onde se localiza o posto Gothardo Peixoto, os atendimentos são realizados durante quatro dias na semana, com uma agenda sempre disponível para novos atendimentos. Só no local, já foram recebidas 17 crianças desde sua inauguração, em dezembro do ano passado. Em relação ao futuro, segundo Gerly Anne Nóbrega, que trabalha na área de Estratégias para a Primeira Infância, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a expectativa é de entregar mais cinco Núcleos ainda em 2019.
Unidade Amiga da Primeira Infância
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil faz parte do programa Unidade Amiga da Primeira Infância, que consiste na entrega de um selo de reconhecimento aos postos de saúde que obtiverem bom desempenho com assistência adequada e satisfatória no cuidado à criança em seus três primeiros anos de vida. Para obter a certificação, a unidade deve cumprir metas relacionadas à qualificação do atendimento à primeira infância, estabelecidas pela Secretaria Municipal da Saúde.
As metas estão, entre outros critérios, relacionadas à pré-natal, triagem neonatal (olhinho, orelhinha, pezinho e coraçãozinho), avaliação adequada dos marcos de desenvolvimento infantil, amamentação exclusiva até os seis meses de vida, visitas domiciliares, suplementação de ferro e vitamina A, caderneta de vacinação atualizada, orientação sobre práticas de higiene bucal, entre outras.
O intuito do programa é fortalecer as ações de puericultura que consistem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil, nas unidades de atenção primária no município de Fortaleza, bem como estimular o exercício da cidadania por parte dos pais e cuidadores, além de constituir-se ao lado do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz e do Plano Fortaleza 2040.
Postos com Núcleo de Desenvolvimento Infantil
Posto de Saúde Sandra Maria Faustino Nogueira
Endereço: Rua Josias Paulo de Sousa, 167 - Vicente Pinzon
Posto de Saúde Carlos Ribeiro
Endereço: Rua Jacinto Matos, 944 - Jacarecanga
Telefone: 3452-6372
Posto de Saúde Lineu Jucá
Endereço: Via Parque Vila Velha II, 101 - Barra do Ceará
Telefone: 3452-5887
Posto de Saúde Irmã Hercília
Endereço: Rua Frei Vidal, 1821 - São João do Tauape
Telefone: 3452-1883
Posto de Saúde Flávio Marcílio
Endereço: Av. da Abolição, 4180 - Mucuripe
Telefone: 3433-2737
Posto de Saúde Anastácio Magalhães
Endereço: Rua Delmiro de Farias, 1670 - Rodolfo Teófilo
Telefone: 3433-6887
Posto de Saúde Roberto Bruno
Endereço: Av. Borges de Melo, 990 - Fátima
Telefone: 3227-9177
Posto de Saúde Gothardo Peixoto
Endereço: Rua Irmã Bazet, 153 - Damas
Telefone: 3433-5084
Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider
Endereço: Rua Betel, 1895 - Itaperi
Telefone: 3131-1945
Posto de Saúde Regina Severino
Endereço: Rua Itatiaia, 889-955 - Canindezinho
Posto de Saúde Maria de Lourdes Jereissati
Endereço: Rua Reino Unido, 115 - Jardim das Oliveiras
Telefone: 3452-8160
Posto de Saúde Luis Franklin
Endereço: Rua Alexandre Vieira, s/n - Coaçu
Telefone: 3433-5969