19 de June de 2019 em Mobilidade

Número de acidentes com vítima reduz 32% na Avenida Osório de Paiva

A via recebeu um pacote de intervenções de segurança viária e a estatística de atropelamentos também diminuiu 28,6%


Avenida com carros e motos passando e placa de velocidade máximo 50km/h
Conforme a OMS, a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance da pessoa atropelada sobreviver

Após as intervenções de segurança viária implementadas pela Prefeitura de Fortaleza na Avenida Osório de Paiva, o número de acidentes com vítima reduziu 32,8%, passando de 58 ocorrências para 39, conforme levantamento realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Em consonância com esse resultado, que considerou o trecho compreendido entre as vias Gomes Brasil e Luiz Vieira, a estatística de atropelamentos também diminuiu 28,6%, caindo de sete para cinco.

O método da pesquisa visou isolar o efeito das medidas implantadas na referida avenida e analisou uma amostra de seis vias com características similares, mas que não receberam as intervenções. Utilizou-se para fins de comparação o quantitativo de acidentes registrados antes e depois da execução do projeto, desenvolvido pelo órgão de trânsito em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

De acordo com o superintendente da AMC, Arcelino Lima, a redução é reflexo da política de segurança viária adotada em Fortaleza e também está incorporada à mudança de comportamento dos usuários. As vias com maior taxa de acidentalidade, como a Av. Osório de Paiva, por exemplo, que já chegou a registrar 129 óbitos em dez anos, estão sendo priorizadas. “Ao criarmos condições seguras de deslocamento, investindo na infraestrutura viária com a melhoria da sinalização vertical, horizontal e semafórica, além de um novo limite de velocidade, estamos incentivando um maior respeito dos condutores e pedestres”, reforça.

Intervenções

Conhecida pela alta taxa de acidentes, sendo a maior parte das vítimas pedestres e ciclistas, a Av. Osório de Paiva recebe, desde maio de 2018, um pacote de intervenções viárias para garantir a segurança dos transeuntes. Já foram instalados seis novos semáforos: um para pedestres em frente ao Terminal do Siqueira e outros cinco no cruzamento da Av. Osório de Paiva com as ruas Afrânio Peixoto, Napoleão Quezado, Dom Henrique, Leão do Norte e Leblon Maia. Foi implantado ainda um estágio para pedestres nos equipamentos existentes no cruzamento da Av. Osório de Paiva com Raimundo Neri e Av. Osório de Paiva com Rua Luiz Vieira, locais onde as conversões à esquerda foram proibidas.

Além da rede semafórica, canteiros centrais foram readequados e a via recebeu uma nova sinalização que indica o limite máximo de 50 km/h para o tráfego de veículos. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance da pessoa atropelada sobreviver. O excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco de acidentes de trânsito.

A segunda etapa da intervenção deve acontecer a partir do mês de julho e compreende o trecho estadual, que vai da Rua Luiz Vieira até o Anel Viário. A expectativa é continuar reduzindo o número de vítimas no trânsito a exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos. Em 2018, foram registrados 226 óbitos em Fortaleza, 40% a menos quando comparado a 2014.

Leste-Oeste

A Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) foi a primeira via contemplada com a readequação da velocidade de 50 km/h. Os primeiros resultados demonstram que o número de atropelamentos reduziu em 63% e houve uma significativa diminuição de 54% no total de acidentes com vítima que caiu de 52 para 24.

Número de acidentes com vítima reduz 32% na Avenida Osório de Paiva

A via recebeu um pacote de intervenções de segurança viária e a estatística de atropelamentos também diminuiu 28,6%

Avenida com carros e motos passando e placa de velocidade máximo 50km/h
Conforme a OMS, a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance da pessoa atropelada sobreviver

Após as intervenções de segurança viária implementadas pela Prefeitura de Fortaleza na Avenida Osório de Paiva, o número de acidentes com vítima reduziu 32,8%, passando de 58 ocorrências para 39, conforme levantamento realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Em consonância com esse resultado, que considerou o trecho compreendido entre as vias Gomes Brasil e Luiz Vieira, a estatística de atropelamentos também diminuiu 28,6%, caindo de sete para cinco.

O método da pesquisa visou isolar o efeito das medidas implantadas na referida avenida e analisou uma amostra de seis vias com características similares, mas que não receberam as intervenções. Utilizou-se para fins de comparação o quantitativo de acidentes registrados antes e depois da execução do projeto, desenvolvido pelo órgão de trânsito em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

De acordo com o superintendente da AMC, Arcelino Lima, a redução é reflexo da política de segurança viária adotada em Fortaleza e também está incorporada à mudança de comportamento dos usuários. As vias com maior taxa de acidentalidade, como a Av. Osório de Paiva, por exemplo, que já chegou a registrar 129 óbitos em dez anos, estão sendo priorizadas. “Ao criarmos condições seguras de deslocamento, investindo na infraestrutura viária com a melhoria da sinalização vertical, horizontal e semafórica, além de um novo limite de velocidade, estamos incentivando um maior respeito dos condutores e pedestres”, reforça.

Intervenções

Conhecida pela alta taxa de acidentes, sendo a maior parte das vítimas pedestres e ciclistas, a Av. Osório de Paiva recebe, desde maio de 2018, um pacote de intervenções viárias para garantir a segurança dos transeuntes. Já foram instalados seis novos semáforos: um para pedestres em frente ao Terminal do Siqueira e outros cinco no cruzamento da Av. Osório de Paiva com as ruas Afrânio Peixoto, Napoleão Quezado, Dom Henrique, Leão do Norte e Leblon Maia. Foi implantado ainda um estágio para pedestres nos equipamentos existentes no cruzamento da Av. Osório de Paiva com Raimundo Neri e Av. Osório de Paiva com Rua Luiz Vieira, locais onde as conversões à esquerda foram proibidas.

Além da rede semafórica, canteiros centrais foram readequados e a via recebeu uma nova sinalização que indica o limite máximo de 50 km/h para o tráfego de veículos. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance da pessoa atropelada sobreviver. O excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco de acidentes de trânsito.

A segunda etapa da intervenção deve acontecer a partir do mês de julho e compreende o trecho estadual, que vai da Rua Luiz Vieira até o Anel Viário. A expectativa é continuar reduzindo o número de vítimas no trânsito a exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos. Em 2018, foram registrados 226 óbitos em Fortaleza, 40% a menos quando comparado a 2014.

Leste-Oeste

A Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste) foi a primeira via contemplada com a readequação da velocidade de 50 km/h. Os primeiros resultados demonstram que o número de atropelamentos reduziu em 63% e houve uma significativa diminuição de 54% no total de acidentes com vítima que caiu de 52 para 24.