A Prefeitura de Fortaleza atualizou, na manhã desta segunda-feira (01/03), o balanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na Capital. Até o momento, 124.099 pessoas foram contempladas com a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 43.129 já receberam a segunda dose. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial do Município, Erlemus Soares, detalhou a logística em execução.
Além da vacinação domiciliar de idosos acima de 75 anos devidamente cadastrados pelo site Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza, os drives de vacinação instalados no Centro de Eventos, no shopping RioMar Kennedy e na Arena Castelão seguem em operação. Cada equipamento está preparado para realizar, mediante agendamento, 800 atendimentos diários.
“É importante que os idosos acima de 75 anos cumpram o horário e o local do seu agendamento. A lista nominal está disponível no portal da Prefeitura de Fortaleza e, além disso, os avisos são realizados via e-mail e via número de WhatsApp cadastrados”, reiterou.
A exceção permanece direcionada a idosos acima de 90 anos. O público pertencente à faixa etária pode ser vacinado sem a necessidade de agendamento. Para a efetivação do atendimento, devem ser apresentados documentos pessoais e comprovante de endereço situado em Fortaleza.
Salas de acolhimento
Para garantir a descentralização do serviço e a ampliação do número de pessoas contempladas, as salas de acolhimento para a vacinação contra a Covid-19 instaladas nos Cucas seguem, a partir desta segunda (01/03), em pleno funcionamento. Neste momento, a Prefeitura retomou os atendimentos nos equipamentos do Jangurussu e do Mondubim para receber idosos agendados e direcionados aos endereços.
Já a partir da próxima quarta-feira (03/03), será retomada a vacinação nos Cucas do José Walter e da Barra do Ceará.
Trabalhadores da saúde
Paralelamente, o Centro de Eventos do Ceará segue acolhendo trabalhadores da saúde atuantes na linha de frente de combate à pandemia para a administração de primeiras e segundas doses das vacinas disponíveis. “O agendamento desses profissionais vem sendo realizado pelas unidades de saúde em que atuam. Neste momento, seguimos contemplando os trabalhadores da atenção primária e secundária, além daqueles profissionais que atuam em hospitais e na nossa Rede de Centro de Atenção Psicossocial”, exemplificou.
Capacidade assistencial
Em virtude dos dados epidemiológicos e assistenciais vigentes, marcados pelo expressivo aumento do número de casos e de internações de pacientes acometidos pelo novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde informa que os 116 postos de saúde da Capital estão preparados para acolher casos leves associados à síndrome gripal.
“Fortaleza tem uma vasta Rede bem planejada para atender a atual demanda. Nossos postos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, e estão preparados com médicos, enfermeiros, técnicos, oxigênio e oxímetro para medir o nível de saturação”, orientou.
Pacientes sintomáticos serão avaliados e, conforme a necessidade, submetidos à realização de teste RT-PCR para diagnosticar a presença viral. De acordo com Erlemus, os exames estão disponíveis em todos os postos de saúde de Fortaleza.
Consultas médicas relativas a quadros não gripais, além da entrega de medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde, seguem acontecendo nos postos de saúde. No entanto, diante da situação epidemiológica, os atendimentos serão prioritariamente direcionados a pacientes sintomáticos.
Pacientes diante de sintomas mais graves, associados à falta de ar intensa ou à febre alta e persistente, devem ser encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, abertas de domingo a domingo, 24 horas por dia.
Medidas sanitárias
A Prefeitura de Fortaleza aponta, ainda, que o cumprimento das orientações sanitárias previstas em decreto segue executando importante papel no controle da pandemia.
“É importante enfatizar que a pandemia ainda não acabou. Enquanto o Município avança com a campanha de vacinação, é imprescindível que todos continuem usando máscara, inclusive aqueles que concluíram o processo de vacinação. Precisamos manter, também, a higienização adequada das mãos e o distanciamento social para que possamos evitar a propagação do vírus”, afirmou.
Dúvidas frequentes
Dúvidas frequentes relacionadas à campanha de vacinação em Fortaleza devem ser elucidadas por meio do telefone 156. O canal segue à disposição para a regularização de dados pessoais e eventuais mudanças na modalidade escolhida no ato do cadastro pelo site Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde.
Informações adicionais
Informações adicionais relacionadas à campanha, a exemplo dos planos Municipal, Estadual e Federal de vacinação, podem ser acessadas, também, por meio do site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br
“O avanço para as próximas fases da campanha ocorrerá mediante a conclusão da Fase 1 e do envio de novas doses de imunobiológicos pelo Ministério da Saúde. Neste momento, precisamos concluir todos os idosos acima de 75 anos e os trabalhadores da saúde. Assim, prosseguiremos para a próxima etapa”, concluiu.