As obras de reforma e requalificação do Parque Rio Branco, no bairro Joaquim Távora, iniciadas em junho deste ano, já contam com 25% dos serviços concluídos. O espaço é um importante refúgio verde de Fortaleza e possui 80 mil m² de área.
O secretário da Regional 2, Rennys Frota, destacou a importância do espaço para a população da área: “Essa é uma obra muito esperada. Sou morador do bairro e essa intervenção tem sido algo conversado com o Ministério Público, as associações, a sociedade civil, e a partir disso tem sido conduzido esse projeto, atentando para os anseios da comunidade e para os usos múltiplos de um espaço como esse”.
A reforma está sendo conduzida pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e prevê a substituição de pisos, reforma das áreas de praça e anfiteatro, instalação de academia ao ar livre, parque infantil, quadra de beach tênis e Areninha. A iluminação existente no local será reforçada, com a substituição de todas as luminárias por lâmpadas em LED.
Atualmente, as equipes trabalham na construção dos novos passeios, que receberão piso drenante para facilitar o escoamento da água, além da instalação de piso intertravado nas praças internas e estacionamento. As pontes existentes sobre o riacho também passam por reforma, assim como todo o muro e gradis que contornam o parque.
A secretária executiva da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Juliana Brauner, pontuou a preocupação ambiental que existe com o parque. “Nenhuma árvore está sendo retirada durante a execução das obras, estamos fazemos o acompanhamento dos manejos dos resíduos que são gerados para garantir que o meio ambiente seja preservado. É um parque importante, então planejamos um acompanhamento com educação ambiental e sanitária para que a população use esse espaço de maneira consciente”, explicou.
A reforma do Parque Rio Branco prevê, ainda, a revitalização das fachadas das quatro entradas de acesso ao equipamento, facilitando a visitação do público ao espaço. As obras possuem investimento de R$ 4,8 milhões e devem ser concluídas em abril de 2024.
Sobre o Parque Urbano Rio Branco
Criado em 1976, o Parque Urbano Rio Branco está localizado no bairro Joaquim Távora e possui entrada principal voltada para a Avenida Pontes Vieira, com outros três acessos pela Rua Capitão Gustavo, Avenida Visconde do Rio Branco e Rua Castro Alves. O espaço também abriga a nascente do Riacho Rio Branco, que corre por todo o parque.
Requalificação de parque e lagoas em Fortaleza
A Prefeitura segue trabalhando para urbanizar e requalificar espaços verdes da Capital. A gestão municipal já requalificou o Parque Lagoa da Viúva, no bairro Siqueira, o Parque Rachel de Queiroz e o entorno da Lagoa do Mondubim. Atualmente o município realiza obras de urbanização e proteção de áreas verdes na Lagoa da Messejana (65%), Lagoa da Itaperaoba (15%), Lagoa do Papicu (30%), Lagoa do Urubu (90%), Lagoa do Opaia (40%), Parque Rachel de Queiroz 2ª etapa (41%) e Parque Passaré 2ª etapa (24%).
As obras fazem parte de uma política ambiental e permanente da Prefeitura de Fortaleza, com resguardo aos recursos naturais, ampliação da cobertura arbórea e requalificação de áreas de parques urbanos, impulsionando o desenvolvimento socioambiental e idealizando um espaço cultural, esportivo e de lazer à população.