As obras de urbanização da Av. Desembargador Moreira avançam com os serviços de drenagem. A pavimentação asfáltica da via foi demolida para receber os dutos do novo sistema de drenagem que será implantado na avenida e terá cerca de 650 metros de extensão. Quando finalizada a construção da nova galeria, a via receberá obras de urbanização com a instalação de novo pavimento com piso intertravado e nova sinalização.
Desde o início do mês de janeiro a Av. Desembargador Moreira teve o sentido praia/sertão (lado oeste) da via bloqueado entre as avenidas Abolição e Dom Luís. Agora, os condutores que desejam trafegar neste sentido devem utilizar as ruas Oswaldo Cruz ou Barbosa de Freitas.
A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informa que a rua Barbosa de Freitas tem absorvido com eficácia o trânsito da região, já que teve a capacidade de circulação ampliada de uma para duas faixas de tráfego, além de receber três novos semáforos no cruzamento com as ruas Ana Bilhar, Canuto de Aguiar e Pereira Valente.
Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), em abril deste ano, a pista deverá ser liberada para tráfego para que as obras prossigam no sentido oposto da via, que deverá ser bloqueada. O trânsito da região permanecerá na configuração atual, com acesso apenas no sentido sertão/praia pela Desembargador Moreira.
O lado leste da avenida também receberá obras de drenagem. Quando concluídos os serviços, o local receberá um amplo e colorido calçadão em concreto com acesso exclusivo para pedestre, além de uma ciclovia. A medida visa melhorar a utilização dos espaços, já que o mesmo será integrado às novas calçadas da Praça Portugal e ciclofaixa da Av. Dom Luís.
As obras referentes ao trecho 3 do projeto, contemplam, ainda, projeto paisagístico com o plantio de árvores e arbustos, nova iluminação em LED, mobiliários urbanos, pavimento em blocos de concreto, calçadas acessíveis e ciclofaixa.
Orçada em R$ 11,2 milhões, a obra da nova Av. Desembargador Moreira terá duração de até 12 meses e está dividida em três trechos.
Trecho 1 - Entre avenidas Padre Antônio Tomás e Pontes Vieira
A Av. Desembargador Moreira, no trecho entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Pontes Vieira, passará por obras de requalificação viária com a retirada do antigo pavimento e implantação de novo asfalto, além da reconstrução do canteiro central, sinalização, itens de acessibilidade e pavimento em concreto nos pontos de ônibus. A obra visa facilitar o tráfego de pedestres e veículos, além de recuperar toda a malha viária em direção ao aeroporto.
Trecho 2 - Entre avenidas Padre Antônio Tomás e Dom Luís
Neste trecho está prevista a substituição de todo o asfalto da via por piso intertravado (blocos em concreto) o que irá facilitar o escoamento da água, além de melhorar a sensação térmica da via. Não haverá mudanças no tráfego neste trecho, que permanecerá com dois sentidos. A urbanização desta extensão da avenida se conectará ao trecho 3.
Trecho 3 - Entre avenidas Dom Luís e Abolição (em execução)
Com fluxo intenso de pedestres e ciclistas, a Av. Desembargador Moreira é um convite para aqueles que desejam sair para compras a pé, passeios e lazer. Pensando nessa demanda, a região ganhará pavimento em blocos de concreto, ciclofaixa e um amplo e colorido calçadão no trecho entre a Av. Abolição e Dom Luís. A intervenção foi inspirada nas ruas de Santiago, no Chile, um convite para o pedestre caminhar e ficar. O local ganhará ainda paisagismo, mobiliários urbanos e nova iluminação. A avenida passará a operar em mão única, no sentido sertão/praia, com duas faixas de tráfego.