04 de February de 2016 em Mobilidade

Obras do Binário da Parangaba seguem com o recapeamento de 15 vias no bairro

Nesta etapa inicial, não há necessidade de desvio de tráfego nas primeiras semanas


Os serviços preliminares incluem a pavimentação e serviços de microdrenagem, como o nivelamento de calhas

A Prefeitura de Fortaleza segue com os trabalhos para a implantação do Binário da Parangaba e estão sendo realizados os serviços de recapeamento em 15 vias naquela área. Nesta etapa inicial, não há necessidade de desvio de tráfego nas primeiras semanas. A premissa mais importante do novo binário é dar prioridade ao transporte público em benefício de cerca de 190 mil pessoas que passam por aquela região, como parte da política de mobilidade urbana na cidade executada durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio.

Os serviços preliminares incluem a pavimentação e serviços de microdrenagem, como o nivelamento de calhas. Além disso, iniciou-se a limpeza do terreno onde funcionava uma antiga fábrica de gesso, próximo ao Shopping Parangaba (extremidade norte). Naquela área, serão realizadas as intervenções de drenagem e alargamento da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Silas Munguba e a Rua Júlio Verne.

Neste primeiro momento, os serviços se concentram na pavimentação da Rua Júlio Verne, entre a Avenida Germano Franck e Rua Equador, da Rua Barão de Canindé, entre a Rua Barão de Sobral e Avenida Germano Franck. Ao todo, são 12 ruas e 3 avenidas que receberão novo recapeamento asfáltico. São elas: as ruas César Rosas, Cônego Lima Sucupira, Barão de Canindé, Dom Carloto Távora, Elcias Lopes, Carlos Amora, Barão de Sobral, Casimiro de Abreu, Alemanha, Júlio Verne, Mundica de Paula e 15 de Novembro; e as avenidas Germano Franck, Carlos Amora e Osório de Paiva. Em seguida, será realizado o trabalho de sinalização vertical e horizontal nas vias.

Vias que estão recebendo recapeamento
1.Rua Júlio Verne - concluída
2. Rua Barão de Canindé - concluída
3. Rua Mundica Paula - concluída
4. Rua Dom Carloto Távora - concluída
5. Rua 15 de Novembro
6. Rua César Rosas
7. Rua Barão de Sobral (em andamento)
8. Rua Elcias Lopes - concluída
9. Av. Carlos Amora
10. Rua Carlos Amora
11. Av. Osório de Paiva
12. Rua Alemanha
13. Rua Casemiro Abreu
14. Rua Cônego Lima Sucupira
15. Av. Germano Franck

Requalificação e melhorias
O projeto prevê o prolongamento da Rua Barão de Canindé, por meio da abertura de um novo trecho que será interligado à Avenida Germano Franck, além da duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne. Também estão previstos os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação na área e alguns trabalhos pontuais, como remanejamento de postes e de redes de esgoto. Por esse motivo, não há necessidade de desvio de tráfego nas primeiras semanas. Em breve, os demais serviços previstos serão anunciados.

Envolvendo a Avenida Germano Franck, a Rua Barão de Canindé e outras vias naquele entorno, o Binário da Parangaba será contemplado com implantação de faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese (Regional IV), proporcionando viagens de ônibus mais rápidas e confortáveis para cerca de 190 mil pessoas diariamente. A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck, terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê ainda a extensão da Rua Barão de Canindé, que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.

O fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba. Além de alargamento, o projeto do Binário da Parangaba prevê a requalificação da iluminação, novos pontos de paradas de ônibus, serviços de sinalização horizontal e vertical, além de um reordenamento de estacionamentos em vias secundárias do entorno.

Após a obra, cuja previsão de conclusão é de 5 meses, a Avenida Germano Franck passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus. Em todo o trecho alargado da Avenida Germano Franck, os ciclistas serão contemplados com ciclofaixa e ciclovia. Com o projeto, a ciclovia da Avenida Godofredo Maciel será conectada ao binário cicloviário do Montese, promovendo um grande eixo de infraestrutura cicloviária. Com isso, Fortaleza terá mais conexões da malha cicloviária e de faixas exclusivas. No total, a cidade ganhará mais 2,3 km de infraestruturas cicloviárias e novos 1,6 km de faixas exclusivas para ônibus.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.

Binários
Em junho de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantou o primeiro binário durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio, contemplando as avenidas Santos Dumont e Dom Luiz, além das vias no entorno. De lá para cá, Fortaleza já conta com seis binários implantados na Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota, com novas ordenações de trânsito para otimizar os deslocamentos do transporte público e proporcionar maior segurança no trânsito para pedestres e ciclistas.

Obras do Binário da Parangaba seguem com o recapeamento de 15 vias no bairro

Nesta etapa inicial, não há necessidade de desvio de tráfego nas primeiras semanas

Os serviços preliminares incluem a pavimentação e serviços de microdrenagem, como o nivelamento de calhas

A Prefeitura de Fortaleza segue com os trabalhos para a implantação do Binário da Parangaba e estão sendo realizados os serviços de recapeamento em 15 vias naquela área. Nesta etapa inicial, não há necessidade de desvio de tráfego nas primeiras semanas. A premissa mais importante do novo binário é dar prioridade ao transporte público em benefício de cerca de 190 mil pessoas que passam por aquela região, como parte da política de mobilidade urbana na cidade executada durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio.

Os serviços preliminares incluem a pavimentação e serviços de microdrenagem, como o nivelamento de calhas. Além disso, iniciou-se a limpeza do terreno onde funcionava uma antiga fábrica de gesso, próximo ao Shopping Parangaba (extremidade norte). Naquela área, serão realizadas as intervenções de drenagem e alargamento da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Silas Munguba e a Rua Júlio Verne.

Neste primeiro momento, os serviços se concentram na pavimentação da Rua Júlio Verne, entre a Avenida Germano Franck e Rua Equador, da Rua Barão de Canindé, entre a Rua Barão de Sobral e Avenida Germano Franck. Ao todo, são 12 ruas e 3 avenidas que receberão novo recapeamento asfáltico. São elas: as ruas César Rosas, Cônego Lima Sucupira, Barão de Canindé, Dom Carloto Távora, Elcias Lopes, Carlos Amora, Barão de Sobral, Casimiro de Abreu, Alemanha, Júlio Verne, Mundica de Paula e 15 de Novembro; e as avenidas Germano Franck, Carlos Amora e Osório de Paiva. Em seguida, será realizado o trabalho de sinalização vertical e horizontal nas vias.

Vias que estão recebendo recapeamento
1.Rua Júlio Verne - concluída
2. Rua Barão de Canindé - concluída
3. Rua Mundica Paula - concluída
4. Rua Dom Carloto Távora - concluída
5. Rua 15 de Novembro
6. Rua César Rosas
7. Rua Barão de Sobral (em andamento)
8. Rua Elcias Lopes - concluída
9. Av. Carlos Amora
10. Rua Carlos Amora
11. Av. Osório de Paiva
12. Rua Alemanha
13. Rua Casemiro Abreu
14. Rua Cônego Lima Sucupira
15. Av. Germano Franck

Requalificação e melhorias
O projeto prevê o prolongamento da Rua Barão de Canindé, por meio da abertura de um novo trecho que será interligado à Avenida Germano Franck, além da duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne. Também estão previstos os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação na área e alguns trabalhos pontuais, como remanejamento de postes e de redes de esgoto. Por esse motivo, não há necessidade de desvio de tráfego nas primeiras semanas. Em breve, os demais serviços previstos serão anunciados.

Envolvendo a Avenida Germano Franck, a Rua Barão de Canindé e outras vias naquele entorno, o Binário da Parangaba será contemplado com implantação de faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese (Regional IV), proporcionando viagens de ônibus mais rápidas e confortáveis para cerca de 190 mil pessoas diariamente. A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck, terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê ainda a extensão da Rua Barão de Canindé, que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.

O fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba. Além de alargamento, o projeto do Binário da Parangaba prevê a requalificação da iluminação, novos pontos de paradas de ônibus, serviços de sinalização horizontal e vertical, além de um reordenamento de estacionamentos em vias secundárias do entorno.

Após a obra, cuja previsão de conclusão é de 5 meses, a Avenida Germano Franck passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus. Em todo o trecho alargado da Avenida Germano Franck, os ciclistas serão contemplados com ciclofaixa e ciclovia. Com o projeto, a ciclovia da Avenida Godofredo Maciel será conectada ao binário cicloviário do Montese, promovendo um grande eixo de infraestrutura cicloviária. Com isso, Fortaleza terá mais conexões da malha cicloviária e de faixas exclusivas. No total, a cidade ganhará mais 2,3 km de infraestruturas cicloviárias e novos 1,6 km de faixas exclusivas para ônibus.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Regional IV.

Binários
Em junho de 2014, a Prefeitura de Fortaleza implantou o primeiro binário durante a gestão do Prefeito Roberto Cláudio, contemplando as avenidas Santos Dumont e Dom Luiz, além das vias no entorno. De lá para cá, Fortaleza já conta com seis binários implantados na Praia de Iracema, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Montese, Papicu e Aldeota, com novas ordenações de trânsito para otimizar os deslocamentos do transporte público e proporcionar maior segurança no trânsito para pedestres e ciclistas.