
As obras do projeto Rotas da Infância chegaram à etapa de intervenções na Av. Heráclito Graça e na Rua 25 de Março, no Centro de Fortaleza. Nesta fase, estão sendo construídos um platô elevado em frente ao Hospital Luís França, para garantir mais segurança na travessia de pedestres e ciclistas, e uma nova ciclovia no sentido norte-sul.
A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, integrada ao programa internacional Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), busca oferecer mais proteção e conforto a crianças e cuidadores no trajeto até a escola, beneficiando também todos que caminham e pedalam pela região. Ao todo, serão alcançados 1.175 alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Alba Frota e das unidades estaduais Justiniano de Serpa e Clóvis Beviláqua. O projeto também conectará de forma mais segura as escolas ao Parque da Liberdade (Cidade da Criança).
Para viabilizar as obras, iniciadas no último dia 8 de setembro, houve estreitamento na Av. Heráclito Graça. A faixa à direita do canteiro central foi bloqueada, restando três faixas livres para o tráfego. Agentes da AMC monitoram a circulação, e não há necessidade de desvios.
Esta etapa deve durar cerca de um mês, incluindo a renovação do pavimento da Rua 25 de Março e a instalação de eletrodutos para postes com iluminação voltada a pedestres e ciclistas. O objetivo é melhorar a visibilidade e a sensação de segurança no entorno.
Em paralelo, as obras seguem na Rua Pinto Madeira. Já foram concluídas a construção do canteiro que transformou a ciclofaixa em ciclovia e 95% da requalificação das calçadas até a Rua 25 de Março. O platô elevado no cruzamento com a Av. Dom Manuel está 50% concluído, e a próxima etapa será o nivelamento das faixas veiculares. A previsão é que, na terceira semana de setembro, os trabalhos avancem em direção à Cidade da Criança, passando pelo cruzamento da Rua Sena Madureira.
A conclusão de todas as etapas do projeto Rotas da Infância no Centro está prevista para meados de novembro.
