Nesta quinta-feira (10/12), às 15 horas, o Observatório de Fortaleza celebra virtualmente seus trÊs anos de atividade, numa live transmitida via YouTube e Facebook. Gerentes e diretores do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) apresentarão os principais projetos desenvolvidos e as últimas publicações a serem lançadas ainda este ano.
Ao longo da transmissão, representantes de instituições parceiras comentarão a importância do equipamento para a qualificação e inovação da gestão da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Nestes três anos, o Observatório já conseguiu registrar mais de 21.096 visitações à exposição "Olhos da Cidade", na sua sede situada na Praça do Ferreira, desde a sua inauguração em 8 dezembro de 2017; realizou 67 eventos presenciais com a participação de gestores públicos municipais e estaduais, bem como de pesquisadores nacionais e internacionais; promoveu 75 transmissões ao vivo pelas suas redes sociais, com participação de observatórios municipais, estaduais, nacionais e internacionais (YouTube/Facebook/Instagram); e realizou dois Encontros Internacionais de Observatórios, em parceria com TCE e Assembleia Legislativa.
O Observatório também firmou parcerias com diversas instituições da sociedade civil e governamentais, tais como: coletivos, movimentos sociais, grupos de pesquisas, associações, escolas públicas municipais e estaduais; universidades, dentre elas: UECE, Unifor, Unipace, Estácio, Faculdade CDL e IFCE); e com instituições relevantes do Ceará, tais como: TCE, Senac/Ce, Sebrae/Ce, FIEC, Banco Palmas, Câmara de Vereadores de Fortaleza, CDL, dentre outros.
No âmbito internacional, o Observatório desenvolveu projeto com a Universidade do Minho (Braga/Portugal), bem como com o MediaLab Prado (Madri/Espanha), ainda em andamento.
Investigação e diagnóstico
Planejar políticas públicas para uma cidade como Fortaleza requer uma visão estratégica que contemple diversas frentes. É importante entender que a cidade é complexa, plural, inconstante. Mais que observar a cidade, investigar seus territórios e aprofundar os diagnósticos sociais, o caminho para o futuro que queremos é uma construção coletiva, onde gestão municipal e sociedade civil (com seus diversos agentes) possam estar em diálogo permanente e democrático.
O Plano Fortaleza 2040, monitorado e qualificado pelo Observatório da Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza, atualmente conhecido como Observatório de Fortaleza, tem por missão aprimorar e acompanhar a execução das ações de médio e longo prazo dos 33 Planos do Fortaleza 2040, que impulsionam a cidade de Fortaleza para se tornar cada vez mais uma cidade justa, conectada, acolhedora e acessível.
Para cumprir essa tarefa o Observatório de Fortaleza tem, portanto, o dever de inovar nas possibilidades de diálogo entre a população, na sua ampla diversidade, e o poder público, dentro de uma narrativa que entende o passado como herança existente nos desafios do presente. Portanto, é sua missão qualificar e fortalecer essa comunicação, difundindo informações confiáveis que contextualizam as potencialidades da cidade e os desafios que precisam ser superados para a concretização exitosa do Plano.
Por fim, o Observatório de Fortaleza completa este terceiro ciclo com a expectativa de seguir contribuindo para o protagonismo da população no destino da cidade, acompanhando as mudanças e novas demandas da cidadania urbana.
Serviço
Live comemorativa do 3º Aniversário do Observatório de Fortaleza
Data: 10/12 (quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: YouTube/Facebook Observatório de Fortaleza
Calendário de ações do Observatório de Fortaleza no mês de dezembro /2020.
10/12 - 3º Aniversário do Observatório de Fortaleza
15/12 - Lançamento do Projeto: I-MOV: INCUBADORA DE MOVIMENTOS INSURGENTES (parceria com a UECE/UFCA/MediaLab Prado)
22 e 23/12- Capacitação com Prof. Antonio Lafuente para o projeto "I-MOV: INCUBADORA DE MOVIMENTOS INSURGENTES" (parceria com a UECE/UFCA/MediaLab Prado)