Nesta quinta-feira (06/08), às 17 horas, a live #ObservatóriosEmRedeAoVivo! recebe Benjamim Lucas, sociólogo e pesquisador do Observatório da Criança e do Adolescente (Instituto Oca), para debater o tema “Saberes e políticas públicas de atenção às famílias vítimas de homicídios”. A live, apresentada por Cláudia Leitão, diretora do Observatório de Fortaleza, contará com a participação de jovens que vivenciam situações de violação de direitos e será transmitida pelo Instagram do Observatório de Fortaleza @observatoriodefortaleza.
A violência armada acontece a partir de ações de grupos criminosos organizados para exercer controle ou ganho de territórios, incluindo confronto entre grupos e policiais, medidas de controle social e restrições de circulação e trânsito impostas às populações. Nos últimos anos, o Ceará assistiu a um processo de reconfiguração das práticas criminosas que se reflete no aumento da sensação de insegurança vivida pela população.
Mais que o sentimento de temor, esse cenário impõe às populações vulneráveis o cerceamento dos seus direitos mais básicos, como o de se locomover livremente ou ter acesso à educação e à saúde por causa da ação do crime organizado. Compreender a dinâmica da violência armada e os reflexos trazidos para jovens, crianças, adolescentes e suas famílias é uma preocupação e uma prioridade para o Instituto OCA.
O Instituto Oca, em atividade desde novembro de 2002, é uma iniciativa da sociedade civil no sentido de inovar as práticas e ações que afetam a vida cotidiana das pessoas. Para isso, acredita-se na produção de conhecimento como geradora de novos modelos de gestão democráticos, participativos e eficazes que possibilitam a qualificação das políticas de atendimento a crianças e adolescentes.
Serviço:
#ObservatóriosEmRedeAoVivo!
Data: 06/08 (quinta-feira)
Hora: 17h
Local: Instagram @observatoriodefortaleza