No intuito de reduzir o número de mortes e aumentar a segurança viária em Fortaleza, uma atuação em conjunto da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) com Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou, nesta sexta-feira (23/07), a operação Saturação pela Vida. A abordagem, que tem como público-alvo o motociclista, aconteceu no cruzamento das avenidas Carapinima com José Jatahy, no bairro Benfica.
O objetivo é coibir irregularidades que contribuam com a ocorrência de acidentes, como o uso inadequado do capacete, a combinação de álcool e direção, dentre outros. No local, os agentes vistoriaram todo o veículo e a documentação do condutor.
A mobilização resultou em 582 abordagens, 28 motocicletas removidas e 123 autuações.
Segurança viária
Dentre os 98 óbitos registrados no primeiro semestre deste ano, 52% são usuários de motocicletas - fato que exige uma preocupação maior do poder público.
“Nossas ações têm caráter preventivo e estão aliadas também com mobilizações educativas. Pretendemos criar a cultura no cidadão de cumprimento às normas de circulação e consequentemente evitar lesões graves e mortes no trânsito, inibindo comportamentos inseguros”, reforça a superintendente do órgão, Juliana Coelho.
Os locais são definidos com base no acompanhamento feito pela Plataforma Vida, que indica os bairros com maior índice de sinistros de trânsito.