A Prefeitura de Fortaleza realiza, nesta quinta-feira (05/12), a partir das 7h, o último dia da 3ª edição da Operação Fronteiras, dentro do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na estação Parangaba, no percurso Fortaleza/Maracanaú e Maracanaú/Centro de Fortaleza. A ação ocorre no período que antecede o período chuvoso de 2020 e tem como objetivo reduzir o índice de infecções causadas pelo mosquito vetor das arboviroses, o Aedes aegypti. Ação é promovida por meio do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NESMS) da Secretaria Regional V, em parceria com a Prefeitura de Maracanaú.
As atividades, que ocorreram durante toda a semana nos bairros Planalto Ayrton Senna, Parque Presidente Vargas, Aracapé, Canindezinho e Siqueira, encerram nesta quinta-feira. Um total de 20 profissionais das duas prefeituras irá realizar abordagens educativas, com música, teatro e paródia para os usuários do trem.
As estações do VLT envolvidas na Operação recebem ainda a exposição do ciclo vivo do mosquito e distribuição de material educativo.
3ª edição
Durante a 3ª edição da Operação Fronteiras Fortaleza/Maracanaú, 750 servidores dos municípios de Fortaleza e Maracanaú visitaram cerca de 20 mil imóveis. Durante as visitas, os técnicos de endemias identificaram, eliminaram e trataram os possíveis focos do mosquito nas residências.
Outros serviços foram ofertados para a comunidade, como corte de cabelo, teste de glicemia, vacina antitetânica, vacina contra a hepatite B, vacina antirrábica e exames de calazar. A Etufor também disponibilizou serviços de solicitação do Bilhetinho para crianças de 2 a 7 anos, Cartão do Idoso e de gratuidade para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Serviço:
Encerramento Operação Fronteiras no VLT Parangaba
Data: 05/12 (quinta-feira)
Hora: 7h
Local: VLT da Parangaba - (Rua Pedro Segundo, Parangaba)