As jaguatiricas (Leopardus pardalis) mantidas no Parque Zoológico Municipal Sargento Prata, localizado no bairro Passaré, estão com a saúde em dia. As três jaguatiricas, duas fêmeas e um macho, com mais de 15 anos e pesando de 7 a 10 kg, receberam atendimento do médico veterinário, bióloga e tratadores do Zoológico.
Os animais foram inicialmente anestesiados para a avaliação dos órgãos reprodutivos para um trabalho de mestrado realizado por alunos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), oportunidade na qual também foram realizadas ultrassonografia abdominal, colheita de sangue e urina para exames complementares como hemograma completo, função renal, tudo para garantir que todos os animais estão em boas condições clínicas. O procedimento durou cerca de uma hora.
Os resultados mostraram que as três jaguatiricas estão em boas condições físicas e clinicamente saudáveis após avaliação dos exames. Porém, a reprodução, apesar de possível, é evitada pela idade avançada, explica o médico veterinário Guilherme Duarte. Ele ressalta a importância da realização de exames periódicos. “Os exames são muito importantes para que possamos garantir o bem-estar de nossos animais e também avaliar como a idade avançada está afetando sua saúde e para que possamos tomar providências em caso de alterações”, afirma.
O Zoológico está aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 16h. O equipamento está localizado em uma área verde de aproximadamente quatro hectares e abriga cerca de 143 animais, de 45 espécies, entre mamíferos, répteis e aves, a maioria da fauna brasileira. Mantido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), o local funciona obedecendo às exigências da legislação vigente.
Serviço
Zoológico Municipal Sargento Prata
Endereço: Av. Prudente Brasil, 685 – Passaré
Funcionamento: terça-feira a domingo das 9 às 16h
Entrada gratuita