A partir desta terça-feira (10/10), o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher de Fortaleza) conta com uma unidade móvel para realização de exames de mamografia durante o mês de outubro. A estrutura funcionará de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h, e com a oferta diária de 60 mamografias. Esse exame permite o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando em cerca de 90% as chances de cura.
Essa ação tem como público prioritário as mulheres de idades entre 50 e 69 anos e que foram agendadas pelo posto de saúde. A Prefeitura de Fortaleza também oferta exame de mamografia em policlínicas e rede contratualizada, também mediante agendamento.
A iniciativa da unidade móvel é resultado da parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário Fametro (Unifametro), como explicou o chanceler da instituição, Antonio Colaço Martins Filho: “Achamos de fundamental importância essa iniciativa da Prefeitura de Fortaleza durante a campanha do Outubro Rosa, e estamos muito felizes em colaborar para a conscientização e o autocuidado de milhares de mulheres fortalezenses. As ações de responsabilidade social já fazem parte do plano de ação contínuo da nossa instituição, e essa parceria só tende a trazer benefícios para a população”, explicou o gestor.
Oferta de mamografia em Fortaleza
A Prefeitura de Fortaleza está com a oferta ampliada de mamografias em alusão à campanha do Outubro Rosa. Neste mês, serão ofertadas 6.461 mamografias, o que representa um aumento de aproximadamente 57% na oferta do exame no Município em relação ao mês passado. A solicitação e agendamento do exame são feitos por meio do posto de saúde, após consulta clínica das mamas feita por um profissional.
É pela mamografia que pacientes ainda em estágio inicial e com poucos sintomas de câncer de mama podem descobrir a doença e começar o tratamento mais cedo possível. Atualmente, Fortaleza conta com 9 aparelhos de mamografia em sua Rede de Saúde, além da unidade móvel do Hospital da Mulher, e já realizou mais de 23 mil mamografias em 2023.
Público-alvo
De acordo com orientações do Ministério da Saúde, mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia uma vez a cada dois anos mesmo sem apresentarem sintomas, por estarem na faixa etária de maior incidência de câncer de mama.
Essa doença é a causa mais frequente de óbitos por câncer entre o público feminino e pode ser evitada por meio de hábitos saudáveis a longo prazo, como manter uma alimentação balanceada, manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas e a exposição frequente à radiação presente em exames como raio x e tomografia.
Em qualquer idade, mulheres que apresentarem sintomas como vermelhidão nas mamas, aparecimento de nódulos na região das mamas, axilas ou no pescoço e encolhimento da mama e dos mamilos devem buscar orientação médica em postos de saúde do Município.