05 de March de 2020 em Mobilidade

Painel sobre política cicloviária é apresentado no Seminário Internacional de Políticas Inovadoras

Durante a conversa, foram apresentados para o público iniciativas de política cicloviária que têm dado certo em países como a Dinamarca


várias pessoas num palco
Foram mostrados para o público diversos modelos de política cicloviária segura para as cidades

Na tarde desta quarta-feira (04/03), seguindo a programação do Seminário Internacional de Políticas Inovadoras para Cidades, o salão de Inovação Pecém recebeu o painel “De Fortaleza a Copenhage numa bike, uma conversa sobre política cicloviária”, que  contou com a participação da Julie Madsen, da embaixada da Dinamarca, Annie Peyton e Eduardo Pompeo, da NACTO (National Association of City Transportation Official) e Gustavo Pinheiro, engenheiro da Prefeitura de Fortaleza.

Durante a conversa, foram apresentados para o público iniciativas de política cicloviária que têm dado certo em países como a Dinamarca, cujo modelo de política cicloviária serve de inspiração para muitas cidades no mundo, inclusive Fortaleza. Julie explicou os motivos que levam dinamarqueses, especificamente da cidade de Copenhage preferirem a bicicleta ao carro: a facilidade e comodidade no deslocamento, mesmo quando está nevando.

“Na Dinamarca, nenhum dinamarquês vai dizer que usa bicicleta porque é saudável ou por causa do clima. Eles dirão que utilizam este meio de transporte porque é mais prático, mais rápido”, ressaltou a representante da embaixada dinamarquesa.

Indagada sobre a política de segurança cicloviária, ela disse que sempre que possível estão tentando melhorar a situação das ciclovias e que, chegamos ao ponto de tantas bicicletas nas ruas de Copenhage que chega a ser perigoso, às vezes. Por isso estão implantando muito mais ciclovias e também espaços só para bicicletas.

Foram mostrados para o público diversos modelos de política cicloviária segura para as cidades e Fortaleza foi citada por suas intervenções como, por exemplo, as novas ciclofaixas com balizadores que estão sendo implantadas, como a da Santos Dumont que tem jarros de plantas separando a ciclofaixa da pista de rolamento, que dá mais segurança e conforto ao Ciclista.

Ao ser questionado sobre o clima da nossa cidade ser empecilho para o uso da bicicleta, Eduardo Pompeo disse que o clima de Fortaleza é um desafio que pode ser superado. “Isso é um desafio superável. Podemos superar o clima desde a criação de políticas de regulamentação para as empresas terem locais para os funcionários trocarem de roupa, até arborização e elementos de desenho urbano para que essa sensação seja reduzida”, pontuou o representante da NACTO.

Além disso, os projetos da Cidade que transformam os espaços urbanos de forma segura para a priorização de pedestres e ciclistas também foi citado, a exemplo, o Programa Cidade da Gente.

Por fim, Gustavo Pinheiro, representando a Prefeitura de Fortaleza, falou dos projetos já implantados pela Prefeitura de Fortaleza referentes à malha cicloviária e programas de incentivo ao uso da bicicleta como o Bicicletar e Bicicletar Corporativo. Ele ressaltou, ainda, a meta da Prefeitura, que é chegar aos 400km de malha cicloviária e das novas estações do Bicicletar que estão sendo expandidas para todas as regionais da cidade.

Painel sobre política cicloviária é apresentado no Seminário Internacional de Políticas Inovadoras

Durante a conversa, foram apresentados para o público iniciativas de política cicloviária que têm dado certo em países como a Dinamarca

várias pessoas num palco
Foram mostrados para o público diversos modelos de política cicloviária segura para as cidades

Na tarde desta quarta-feira (04/03), seguindo a programação do Seminário Internacional de Políticas Inovadoras para Cidades, o salão de Inovação Pecém recebeu o painel “De Fortaleza a Copenhage numa bike, uma conversa sobre política cicloviária”, que  contou com a participação da Julie Madsen, da embaixada da Dinamarca, Annie Peyton e Eduardo Pompeo, da NACTO (National Association of City Transportation Official) e Gustavo Pinheiro, engenheiro da Prefeitura de Fortaleza.

Durante a conversa, foram apresentados para o público iniciativas de política cicloviária que têm dado certo em países como a Dinamarca, cujo modelo de política cicloviária serve de inspiração para muitas cidades no mundo, inclusive Fortaleza. Julie explicou os motivos que levam dinamarqueses, especificamente da cidade de Copenhage preferirem a bicicleta ao carro: a facilidade e comodidade no deslocamento, mesmo quando está nevando.

“Na Dinamarca, nenhum dinamarquês vai dizer que usa bicicleta porque é saudável ou por causa do clima. Eles dirão que utilizam este meio de transporte porque é mais prático, mais rápido”, ressaltou a representante da embaixada dinamarquesa.

Indagada sobre a política de segurança cicloviária, ela disse que sempre que possível estão tentando melhorar a situação das ciclovias e que, chegamos ao ponto de tantas bicicletas nas ruas de Copenhage que chega a ser perigoso, às vezes. Por isso estão implantando muito mais ciclovias e também espaços só para bicicletas.

Foram mostrados para o público diversos modelos de política cicloviária segura para as cidades e Fortaleza foi citada por suas intervenções como, por exemplo, as novas ciclofaixas com balizadores que estão sendo implantadas, como a da Santos Dumont que tem jarros de plantas separando a ciclofaixa da pista de rolamento, que dá mais segurança e conforto ao Ciclista.

Ao ser questionado sobre o clima da nossa cidade ser empecilho para o uso da bicicleta, Eduardo Pompeo disse que o clima de Fortaleza é um desafio que pode ser superado. “Isso é um desafio superável. Podemos superar o clima desde a criação de políticas de regulamentação para as empresas terem locais para os funcionários trocarem de roupa, até arborização e elementos de desenho urbano para que essa sensação seja reduzida”, pontuou o representante da NACTO.

Além disso, os projetos da Cidade que transformam os espaços urbanos de forma segura para a priorização de pedestres e ciclistas também foi citado, a exemplo, o Programa Cidade da Gente.

Por fim, Gustavo Pinheiro, representando a Prefeitura de Fortaleza, falou dos projetos já implantados pela Prefeitura de Fortaleza referentes à malha cicloviária e programas de incentivo ao uso da bicicleta como o Bicicletar e Bicicletar Corporativo. Ele ressaltou, ainda, a meta da Prefeitura, que é chegar aos 400km de malha cicloviária e das novas estações do Bicicletar que estão sendo expandidas para todas as regionais da cidade.