O IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza encerra sua programação nesta sexta-feira (11/10), no Teatro São José. Com a conferência “Experiências de Intervenção e Gestão do Patrimônio Cultural – Ações e Resultados”, às 9h, o secretário da Cultura de Belo Horizonte (MG) e ex-ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, fecha a programação de palestras do evento.
Interessados em participar que não tenham realizado inscrição prévia poderão, mediante lotação do espaço, realizar o cadastro presencialmente. Além da conferência de encerramento, outras atividades ainda ocorrem ao longo do dia. No Teatro São José, após a fala de Juca Ferreira, haverá o lançamento do livro “Conversando sobre Patrimônio Industrial e outras histórias: palavras, espaços e imagens”, organizado por Telma Bessa Sales e Ana Cardoso de Matos, a partir das 10h30.
Durante a tarde, têm prosseguimento as oficinas “Introdução à Gestão de Coleções” e “Introdução à Conservação de Acervos compostos por Papel”, das 13h às 17h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (IPHAN-CE), respectivamente.
Uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o IX Seminário do Patrimônio Cultural apresentou o tema “Gestão do Patrimônio e Cidades Inteligentes”. Ao longo de três dias, reuniu professores, estudantes, gestores públicos, produtores culturais, estudiosos e comunidade em geral em palestras, debates, mesas redondas e oficinas com importantes estudiosos e pesquisadores do assunto.
Sobre Juca Ferreira
Juca Ferreira é sociólogo com trajetória profissional dedicada à vida política e às ações culturais e ambientais. Por mais de cinco anos, foi secretário executivo durante a gestão de Gilberto Gil no Ministério da Cultura e, em 2008, foi convidado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assumir o cargo de Ministro de Estado da Cultura. Durante os anos de 2011 e 2012 foi embaixador especial na Secretaria Geral Ibero-Americana, em nome de quem coordenou a realização do Ano Internacional dos Afrodescendentes. Entre 2013 e 2014, Juca Ferreira ocupou o cargo de secretário de Cultura do Município de São Paulo na gestão Fernando Haddad. De janeiro de 2015 a maio de 2016, foi reconduzido ao cargo de Ministro de Estado da Cultura do Brasil. Em junho de 2017, assumiu a Presidência da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (MG). Desde julho de 2018, está à frente da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte.
Serviço:
Conferência de encerramento do IX Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza, com Juca Ferreira
Data: 11/10 (sexta-feira)
Hora: 9h
Locais: Teatro São José (Rua Rufino de Alencar, 299 – Centro)
Mais informações: 3105-1291 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.