A programação da última Reunião do Secretariado de 2019 seguiu durante toda a tarde desta sexta-feira (22/11), no Hotel Gran Mareiro. Dentre as atividades realizadas, destacaram-se, além da palestra do jornalista Kennedy Alencar, a execução de trabalhos internos focados nas metas da gestão em eixos prioritários.
Novamente organizados em mesas temáticas, divididas por áreas intersetoriais afins, os secretários municipais qualificaram o andamento de ações estabelecidas pela Prefeitura de Fortaleza, estejam elas concluídas, em fase de planejamento ou de execução. Na ocasião, o advogado, conferencista e artista, Haroldo Guimarães, liderou um momento de descontração ao realizar um quiz acerca dos avanços da gestão em diversas áreas. Foram postas em pauta diretrizes no âmbito da Saúde, Educação, Mobilidade, Infraestrutura, Segurança Cidadã e de outros setores que compõem a administração municipal.
Ministrando a palestra “Desafios de Comunicação dos Governos”, o jornalista Kennedy Alencar apontou a importância da informação, da análise e da opinião responsável, compartilhando parte de sua trajetória profissional, composta pela cobertura de guerras, como a do Afeganistão após os atentados de 11 de setembro, além da própria atuação nos bastidores da política e da economia.
Kennedy defendeu que gestores públicos devem honrar o compromisso firmado com as metas estabelecidas, com os orçamentos estipulados e com a comunicação transparente e verdadeira em torno de todas as ações desprendidas pelo governo. “Para isso, é necessário formar boas equipes, filtrar dados, estabelecer estratégias inteligentes de comunicação e de assessoria de imprensa, além de utilizar linguagem objetiva, próxima ao formato a ser veiculado nos meios oficiais de comunicação”, acrescentou, defendendo os benefícios provenientes da transparência e dos cuidados durante eventuais gestões de crise.
Em sua explanação, o jornalista considerou, ainda, que as eleições de 2018 demonstraram o relevante peso das redes sociais e a dimensão das fake news, que vêm se propagando em maior velocidade, potencializando a radicalização do debate político por meio da influência das mídias, dos meios de comunicação e das ferramentas de busca na internet. “Algoritmos buscam audiência e dinheiro. É necessária uma regulamentação em prol do equilíbrio da democracia”, ponderou.
Agradecendo a presença do palestrante, o prefeito Roberto Cláudio concedeu um momento para questionamentos e reflexões da plateia, fez considerações políticas e econômicas no âmbito federal e municipal e defendeu que “o jornalismo independente, formulador e analítico precisa ser, cada vez mais, valorizado no Brasil.”
Em seguida, os secretários municipais participaram de dinâmicas com o objetivo de buscar estratégias para otimizar o cronograma de execução e alcançar as metas previstas pela gestão até o fim de 2020. Dentre os eixos discutidos, destacaram-se Economia e Competitividade, Mobilidade, Educação, Cultura, Gestão, Proteção Social, Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
A Reunião do Secretariado continua neste sábado (23/11), das 8h às 12h, no Hotel Gran Mareiro.