A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae/CE) celebraram nesta segunda-feira (23/05) um acordo de cooperação voltado para a implantação de uma rede integrada de atendimento aos empreendedores da Capital, com a abertura de 10 novas Salas do Empreendedor.
As unidades estarão distribuídas nos bairros Vila Velha, Serviluz, Titanzinho, Pirambu, Messejana, Mondubim (Parque Santana), Prefeito José Walter, Planalto Ayrton Senna, Jangurussu, Conjunto Ceará e Parangaba. Já existe uma no Bom Jardim, que será adaptada ao atendimento em conjunto com o Sebrae/CE. Também serão instaladas na Coordenadoria da Participação Social, no Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Conjunto Ceará (CCDH), no Mercado Central e no Mercado São Sebastião.
“Ao colocar as Salas do Empreendedor nesses bairros, vamos auxiliar e capacitar a população, estimulando pequenos negócios e a economia dos bairros. Assim, damos mais um passo para seguir em Fortaleza como a liderança do PIB entre as capitais nordestinas. Essa parceria com o Sebrae é muito importante pois a cooperação irá estimular mais ainda o empreendedorismo na nossa Cidade”, destacou Sarto.
Por meio do acordo, os empreendedores terão acesso, no mesmo local, aos serviços da SDE e do Sebrae/CE, como formalização do Microempreendedor Individual (MEI), consulta prévia do grau de risco, cadastro físico para formalização, declaração anual do Simples Nacional e programas de acesso ao crédito, entre outros. “Além disso, os empreendedores poderão se cadastrar para cursos de qualificação da SDE, tirar dúvidas, e é uma oportunidade que eles terão para se capacitar e estimular um maior desenvolvimento para Fortaleza. Estamos muito satisfeitos com a parceria”, explicou o titular da SDE, Rodrigo Nogueira.
O atendimento e orientação aos empreendedores será feito por agentes de desenvolvimento municipal capacitados pelo Sebrae. Conforme o superintendente da entidade, Joaquim Cartaxo, o acompanhamento será feito de perto para que possam ser consolidados os avanços econômicos. "A Prefeitura de Fortaleza tem a compreensão da importância dos pequenos negócios para a economia do município, tendo incorporado não apenas essa parceria, mas vários outros projetos com o Sebrae, como o Jovens Empreendedores, para os alunos do ensino fundamental, e o Fortaleza Capacita, que qualifica a gestão de negócios em diversas áreas”, disse.
Saiba mais
Em parceria com o Sebrae, o Fortaleza Capacita, iniciativa oferece mensalmente capacitações gratuitas aos empreendedores em áreas como marketing, finanças, planejamento, vendas e elaboração de plano de negócios, entre outras. A meta do programa é beneficiar cerca de 30 mil empreendedores de Fortaleza, sendo 25 mil por meio de capacitações e outros 5.640 através de consultorias.