A Prefeitura de Fortaleza está fortalecendo a política de proteção ambiental com o trabalho de revitalização e urbanização de diversos parques e lagoas na Capital. O Parque Passaré passa atualmente por melhorias urbanísticas e de proteção, com o cercamento da área que compõe o Parque e que abriga o Zoológico Municipal Sargento Prata e o Horto Florestal Falconete Fialho. O projeto, orçado em cerca de R$ 9 milhões, já está com 90% dos serviços concluídos e deve ter obra finalizada até março.
As mudanças realizadas são bem significativas e quem passa pelo local já usufrui dos benefícios trazidos pela obra, com a construção de um amplo calçadão que contorna o parque, gradil de delimitação da área verde, estacionamento com 201 vagas, além de mobiliários urbanos, Areninha e uma trilha interna para circuito de caminhada, proporcionando a prática de atividades físicas ao ar livre e em contato com a natureza.
Após a conclusão dos serviços, o local contará com cerca de 12 mil metros quadrados de novas calçadas com piso intertravado, trazendo mais acessibilidade e facilitando a mobilidade de quem caminha no entorno do parque.
O espaço receberá, ainda, uma academia ao ar livre e, atualmente, passa por obras de drenagem, nas quais as equipes trabalham na finalização dos serviços para auxiliar no escoamento da água.
A área próxima à Lagoa do Passaré conta com diversas espécies de vegetação nativa e receberá projeto paisagístico com a plantação de mudas condizentes com o ecossistema local.