Os elementos que a natureza nos fornece podem se transformar em possibilidades para as crianças brincarem e aprenderem. É a partir deste conceito que foi realizado o Seminário Pátios Naturalizados, nesta segunda-feira (04/09), na Academia do Professor Darcy Ribeiro. O intuito da iniciativa é fortalecer o currículo da Educação Infantil, ao garantir os direitos de aprendizagens e desenvolvimento de bebês e crianças a partir do brincar integrado à natureza.
Coordenadoras pedagógicas de 125 Centros de Educação Infantil, que integram a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) e o Programa Ateliê, da Prefeitura de Fortaleza, participaram da imersão que ocorreu ao longo do dia. Foram atividades que incluíram palestra, relato de experiências e trilhas formativas. O seminário foi organizado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), Instituto Alana, Coletivo Taboa, Estúdio + 1 e Urban 95. Esta é uma das ações intersetoriais com o propósito de ampliar o contato das crianças com a natureza dentro do ambiente escolar.
O seminário iniciou com palestras sobre a importância da relação entre criança e natureza, abordando a necessidade do chamado "desemparedamento" para o desenvolvimento infantil. O momento foi conduzido pelos pesquisadores Paula Mendonça e Guilherme Blauth. Paula é mestre em Educação e faz parte do Instituto Alana, um dos parceiros da Prefeitura de Fortaleza desde 2020, dentro do contexto Rede Urban 95, da qual Fortaleza é uma das 27 cidades do Brasil que compartilham o objetivo de desenvolver e fortalecer programas e políticas voltadas para a primeira infância.
“Estamos desenvolvendo um trabalho desde 2020 para pensar na naturalização dos espaços para as crianças. O primeiro projeto com Fortaleza foram os microparques, que combinam o desenvolvimento infantil e a preservação do meio ambiente. Agora, estamos na etapa dos pátios escolares naturalizados… Trouxemos este conceito para dentro dos CEIs. Isso é muito importante para o currículo escolar de Fortaleza, que já aposta na diversidade do uso do espaço escolar e no protagonismo infantil”, explica Paula.
A primeira unidade escolar de Fortaleza a implementar o pátio naturalizado foi o CEI João Hildo de Carvalho Furtado - unidade I, localizado no bairro Aracapé. A experiência de implementação do espaço foi compartilhada pela coordenadora Gabriely Lima Carmo Felix, que apresentou o percurso para a construção do ambiente. “Compartilhar a nossa experiência piloto é uma forma de sensibilizar outras coordenadoras para esse projeto. Ressaltei a importância da criança brincar e estar na natureza. Além de todas as possibilidades que o meio ambiente dispõe de aprendizado, saúde e significado para nossos estudantes”, observa.
O seminário representa a continuidade de um ciclo formativo para discussão sobre a implantação dos pátios naturalizados nas unidades de Educação Infantil, pontua a secretária da Educação, Dalila Saldanha. “Essas ações convergem para fortalecer cada vez mais o brincar livre, a sustentabilidade e o acesso das nossas crianças a elementos da natureza. Sabemos que muitas delas vivem em espaços pequenos e em territórios vulneráveis. Este projeto veio somar à nossa proposta pedagógica. A Educação Infantil é uma potência e é uma das áreas da educação que mais evolui em Fortaleza. Agradeço a todo esse time engajado e comprometido com o aprendizado integral dos nossos estudantes”.
No período da tarde, a partir de três trilhas formativas de design, planejamento e elementos dos pátios naturalizados, as coordenadoras vivenciaram experiências inspiradoras e orientações para a expansão do projeto. Para a coordenadora Monique Macedo Neves, do CEI Audifax Rios (bairro Dias Macedo), as atividades foram oportunidades de conhecer técnicas específicas que ajudarão na construção desses espaços verdes. “No CEI já temos uma minifazendinha, com galinheiro e horta. Em breve, vamos implementar o parque naturalizado. Saímos desse seminário renovadas de ideias, energias e conhecimentos. Foi muito bom aprender mais sobre a importância desses espaços para nossas crianças”, considera.